John Law Detective – Will Eisner

IMG_2654

Numa altura em que a publicação das curtas histórias de Will Eisner estava a ter pouco sucesso, as histórias do herói John Law, ainda por publicar, acabaram por ser reutilizadas para o seu novo herói, Spirit. Décadas mais tarde Gary Chaloner pega no herói e cria novas histórias fazendo o inverso – utiliza elementos de Spirit.

Este conjunto reúne as histórias do herói da autoria de ambos, Will Eisner e Gary Chaloner. As primeiras são as mais recentes, mais coerentes na caracterização da personagem e nos factos da sua vida – polícia à antiga, duro e incorruptível, representando um cliché da profissão, é uma figura controversa.

IMG_2665

O Crânio das Opalas – escrito e desenhado por Gary Chaloner

Herói para os que se formam na academia, é, para os polícias de giro, uma constante fonte de problemas – razão pela qual se afastam dos seus pedidos de ajuda. E assim nos é apresentado John Law, numa curtíssima história em que um novo polícia, afro-americano, acaba como vítima quando acode John, separando-se do seu colega, um polícia tradicional que se distancia do papel de companheiro por este ser negro.

As duas histórias seguintes, apresentam duas aventuras de teor quase místico: na primeira, homens tombam por mortes misteriosas, após visualizarem um artefacto de indígenas australianos; na segunda uma antiga namorada é raptada, e, na casa desta encontra, para além da família, um médium astuto.

IMG_2671

Law, Luck e um místico em transe – escrito e desenhado por Gary Chaloner. Desenhos adicionais de Darren Close

Histórias engraçadas, de género policial, centram-se numa personagem acossada por acções passadas, uma figura atormentada e com arrependimentos que age quase sempre sozinho.

De seguida, e após uma breve apresentação de Will Eisner, seguem-se as histórias originais onde foram incluídas novos desenhos por Gary Chaloner. Apesar de terem John Law como herói, os detalhes não são coerentes com as mais recentes, facto que apenas se torna importante numa delas. Estas histórias quase poderiam ser sobre qualquer outra personagem, sendo o papel do polícia quase acessório.

IMG_2675

Sand Saref – Escrito e desenhado por Will Eisner

Ainda que as histórias de Gary Chaloner sejam mais coerentes entre si, apresentam um herói cliché, dentro do espírito do herói policial de há algumas décadas. Nas histórias de Will Eisner esse cliché parece menos presente, atirbuindo a John Law uma dualidade que o aproximam da condição humana.

Do conjunto, as duas últimas histórias foram das que mais apreciei – histórias que se centram em crianças, em grupos semelhantes aos que encontraríamos em Oliver Twist, crianças pobres e desprotegidas, que se vêm a trabalhar em condições peculiares ou na criminalidade.

IMG_2683

Ratt Gutt – escrito e desenhado por Will Eisner

Não, não achei uma leitura espectacular. É interessante, mas as histórias formam um mosaico incompleto sem total coerência, numa personagem que ora é uma resposta a um estereotipo, ora se apresenta como sombra na história de que deveria ser protagonista, ora age mas destaca-se da caracterização apresentada noutros trechos.

O que é interessante é ver a caracterização (embora curta) de algumas personagens: o polícia negro rejeitado pelos colegas, recebido com indignação no seu papel de herói mas que é despachado rapidamente pelo autor; o médium misterioso que se revela um charlatão de primeira mas mesmo assim deixa algumas dúvidas quando desaparece; o artefacto envolto em incredibilidade que faz tombar os homens que o tocam, as crianças deixadas às diversas actividades que acabam facilmente a ajudar bandidos.

Para os curiosos, este é outro dos volumes que se encontra a preço acessível na página da editora, Gradiva.

5 pensamentos sobre “John Law Detective – Will Eisner

  1. Desconhecia que este título tivesse sido editado em Portugal assim como o fagin. Irei comprar ambos, o metódo de pesquisa no site da gradiva é bastante mau. Deviam ter uma forma de procurar todos os títulos de banda desenhada/tiras lançado por eles. Eu já lá andei muitas vezes e nunca tinha encontrado nenhum desses dois títulos

  2. Pingback: John Law Detective – Will Eisner | F_C | ...

  3. Pingback: Um contrato com Deus – Will Eisner | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s