Branca de neve e os 700 anões – Vilhena

IMG_4109

História Universal da Pulhice Humana foi uma das primeiras leituras de 2016 e revelou-se uma excelente escolha para entrar neste ano. Este Branca de Neve e os 700 anões é um volume mais pequeno, publicado em 2014, numa colecção lançada com conjunto com o Público de livros proibidos (que, na altura, nem me apercebi que existiu). Sobre a editora, podem consultar a página oficial.

livros proibidos

Tal como o outro livro de Vilhena, existe a adaptação de uma história para criticar a sociedade portuguesa, trazendo à baila nomes específicos por situações pouco tradicionais e, até, moralmente condenáveis (ainda para mais naquela época).

Neste caso transforma-se a história da Branca de Neve, fazendo-a uma rapariga da cidade, de um meio pobre em estudos, filha do Rei dos Fritos, mais abastados que o comerciante comum. Tal como a história o pai, viúvo, casa com uma senhora que vê na jovem a concorrência à atenção masculina, e resolve desfazer-se da rapariga.

IMG_4113

Sobrevivendo às tramas da madrasta, vê-se sozinha no mundo, ainda inocente, mas logo percebe que tem de fazer para se conseguir sustentar. As diferentes vivências vão ensinando como arranjar bem-feitores cada vez mais poderosos e ricos, e rapidamente se vê num bom apartamento em Lisboa, sustentada por várias figuras proeminentes da sociedade.

Mas esta vida não há-de durar para sempre – tendo arrecadado um bom pé-de-meia, chegou a hora de assentar e de procurar sustento mais duradouro e firme.

IMG_4117

O texto, sagaz, encontra-se intercalado por caricaturas da Branca de Neve nas mais diversas funções que vai desempenhando ao longo do texto. Esta edição contém, ainda, na primeira página, o relatório que terá sido produzido pela censura, aquando da proibição do livro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s