Todos os anos esperamos ansiosamente que apareça qualquer tipo de informação na página oficial da Feira do Livro de Lisboa. Não sei como é com os restantes visitantes, mas entre os livros do dia e os autores convidados vou organizando as minhas idas, e é difícil fazê-lo sem grande antecedência.
Talvez por isso é que quase todas as editoras vão criando os seus próprios eventos no facebook e divulgando antecipadamente os autores convidados. Eis alguns que já foram divulgados e que me interessam:
26 de Maio – 16h – Luís Louro e António José Simões
26 de Maio – 16h00 – José Eduardo Agualusa
27 de Maio – 17h00 – José Eduardo Agualusa
28 de Maio – 17h00 – José Eduardo Agualusa
26 de Maio – 17h30 – Miguel Montenegro
27 de Maio – 17h30 – Miguel Montenegro
28 de Maio – 15h30 – Miguel Montenegro
29 de Maio – 15h30 – Miguel Montenegro
28 de Maio – 18h00 – Nuno Galopim
29 de Maio – 17h – Os Vampiros – Filipe Melo e Juan Cavia
Depois do sucesso da trilogia de Dog Mendonça e Pizzaboy (não esquecer o livro mais recente de contos) Filipe Melo e Juan Cavia voltam a juntar-se para lançarem Os Vampiros, uma banda desenhada de tom mais sério que se centra na Guerra Colonial, mais propriamente na Guiné de 1972. Curiosos? podem seguir o link onde encontrarão mais detalhes sobre a história e algumas imagens.
29 de Maio – 17h – A Verdade sobre o Caso Harry Quebert e o Livro dos Baltimore – Joel Dicker
29 de Maio – 16h – Joana Bértholo e Patrícia Portela
10 de Junho – 16h30 – Joana Bértholo
11 de Junho – 15h – Patrícia Portela
04 de Junho – 15h – Simon Scarrow
Os livros de Simon Scarrow começaram a ser publicados numa altura em que deixei praticamente de ler ficção história. Até porque depois de ler quase tudo de Colleen McCullough, Steven Saylor, Stephen Lawhead, Bernard Cornewll e mais alguns, não estava com grande paciência para romanos.
Ainda assim recordo a excitação de algumas amigas cada vez que era publicado mais um volume, pelo que deverei aproveitar a vinda do autor para adquirir os primeiros.
04 de Junho – 16h00 – Cinzas de um novo Mundo – Rafael Loureiro
O autor, conhecido pela trilogia de vampiros Nocturnus, publica agora novo livro pela Editorial Presença que se parece enquadrar no género da ficção científica:
Em 2111, o mundo vive enclausurado numa nuvem de poluição. Portugal não foge à regra. As pessoas debatem-se nas ruas da capital por ar puro e dignidade. Os Tecnal, soldados com implantes mecânicos, foram proscritos pela sociedade estratificada, mas uns quantos sobreviveram, perseguidos por uma polícia especial e dependentes de uma droga potente. Filipe, agente desta força policial, está dividido entre seguir a lei ou o instinto. Embrenhado naquele submundo, cedo descobre que os Tecnal podem ser a chave para uma verdade maior. A ele juntam-se personagens surpreendentes e fortes, perdidas na ambiguidade da sua própria condição.
04 de Junho – 16h – Flores – Afonso Cruz
11 de Junho – 15h – Flores – Afonso Cruz
04 de Junho – 15h00 – Daniela Viçoso

05 de Junho – 14h30 – O Poema Morre – David Soares e Sónia Oliveira
04 de Junho – 16h00 – Liga dos Cavalheiros Extraordinários – Alan Moore e Kevin O’Neill (apresentação por David Soares.
11 de Junho – 16h00 – Manuel Jorge Marmelo
12 de Junho – 16h00 – Manuel Jorge Marmelo
11 de Junho – 13h00 – Pedro R. Ferreira
11 de Junho – 15h00 – José Amaro
12 de Junho – 15h00 – Pepedelrey, João Tércio, Marta Teives e Nuno Duarte
Onde podem encontrar mais informação sobre lançamentos e outros eventos da Feira do Livro
Editora Objectiva – Página facebook
Grupo Leya – documento pdf | Página Facebook















Xiii. Os primeiros dois do Scarrow (da série da Águia), são… uma relativa desilusão. O terceiro já melhora bastante. Eu parei aí… pelo 9 ou 10, já não sei. A fórmula é relativamente simples. Duas personagens de extractos bem diferentes que por razões várias se encontram numa legião (são ambos centuriões) e ajudam-se um ao outro formando uma amizade improvável mas (até onde li, indestutrivel). Depois, é ir juntando um inimigo interno por livro e bastantes batalhas. Em minha opinião, uma cópia do Cornwell mas sem a sua qualidade de escrita.
😀 não cheguei a ler nenhum – quando andava no forum dos filhos de athena havia um quantos fans que compravam a correr qualquer livro que saísse e deixaram-me curiosa para ler … provavelmente aproveito para comprar o primeiro e assinar