Saga – Vol.4 – Brian K. Vaughan e Fiona Staples

IMG_5368

Depois de três volumes de fuga acelerada por vários planetas, a família de Hazel esconde-se em Gardenia, onde Alana consegue arranjar trabalho no circuito aberto de televisão, protegida pela máscara que é obrigada a usar no seu papel (não esquecer que ainda são a família mais procurada da Galáxia).

Enquanto Mark se ocupa de Hazel, Alana desgasta-se emocionalmente e refugia-se em drogas alucinogénias. Depois de mercenários sanguinários, exércitos e vários tipos de monstros alienígenas, esta estadia em Gardenia irá apresentar ao casal o mais difícil dos obstáculos – a rotina desgastante. É assim que o relacionamento começa a apresentar sinais de desgaste que irão ditar a separação do casal – mas não da forma óbvia que nos leva a crer todo o volume.

IMG_5379

Se Alana e Marko aproveitam para criar Hazel sem as pressas de uma fuga, o príncipe cabeça de televisão (tem nome, claro, príncipe Robot IV) passa os dias num bordel, drogado, enquanto a sua mulher dá à luz e acaba morta por um trabalhador revoltado que rapta o bebé.

IMG_5394

Saga continua, neste quarto volume, a apresentar sucessivos episódios inusitados e cómicos, onde não falta algum sexo e violência, num ritmo aparentemente mais calmo. Aparentemente porque, sem a urgência da fuga, o quotidiano rodeia-se de uma falsa paz e acumula tensão crescente que leva à explosão em dois momentos, primeiro, sob a forma de crise emocional, segundo, sob a forma de episódio violento que despoleta urgência e deixa todas as personagens em situação desconfortável.

Recorrendo a elementos de ficção científica e fantasia, esta série mirabolante de banda desenhada tem a liberdade de incorporar características diversas que conferem às personagens uma combinação original que é explorada de forma cómica em trocadilhos e episódios próprios. É assim que a série tem conseguido manter a acção e o interesse ao longo dos vários volumes, terminando este num cliffhanger curioso.

Opinião aos volumes anteriores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s