Este volume de banda desenhada de vários autores portugueses prova que eventos como Sustos às sextas são necessários por impulsionarem directa ou indirectamente a produção nacional, seja pela troca de ideias, seja pelas iniciativas que leva à produção na ficção especulativa. O ano passado tivemos um concurso de contos (o vencedor viria a ser publicado na revista Bang!) e uma exposição de monstros que viria a percorrer vários outros eventos.
Este ano tivemos a exposição Sobressaltos para a qual diversos artistas produziram histórias de horror em duas pranchas, inaugurada numa das sessões de Sustos às sextas. O resultado originou este volume de banda desenhada, lançado recentemente no Festival de Beja. Claro que as limitações de espaço não permitem construir extensos e mirabolantes enredos, mas é de destacar que algumas conseguiram bons e divertidos twists. Há histórias para todos os gostos – divertido, psicológico e monstruoso.

A compilação abre com o estilo característico de Joana Afonso, uma das que mais gostei porque, apesar de ser bastante simples e sem diálogos, consegue ser divertida e entregar horror. A segunda história de Tiago Pimentel utiliza o conto tradicional do lobisomen, obrigado a correr fado.

Em nós de Ricardo Drumond e André Oliveira destaca-se tanto por conseguir contar uma história de horror, mas também pelo aspecto gráfico que confere uma brutalidade exemplar aos cenários aparentemente simples. Já Ouin de Rui Lacas não é propriamente uma história de horror mas aproveita seres sobrenaturais para apresentar um trecho com várias pitadas cómicas (quer nos próprios desenhos, quer no final).

Estas foram as que mais gostei, mas entre as restantes encontramos defensores da pátria que vêm nos que os rodeiam elementos que degradam a sociedade (e decidem tomar medidas cortantes), histórias de vinganças fantasmagóricas, psicopatas, canibais e monstros vários.
Apesar de não ter gostado de todas as histórias (difícil seria) este é um conjunto diverso que consegue reunir várias vertentes do horror num espaço muito curto e com visuais muito interessantes.

O livro já anda por aí: http://europresseditora.pt/livraria-online/sobressaltos-terror-por-autores-portugueses-de-bd/
Obrigada ! Vou adicionar a ligação para a página da editora !