Sobressaltos – Terror por autores portugueses de BD

IMG_6268

Este volume de banda desenhada de vários autores portugueses prova que eventos como Sustos às sextas são necessários por impulsionarem directa ou indirectamente a produção nacional, seja pela troca de ideias, seja pelas iniciativas que leva à produção na ficção especulativa. O ano passado tivemos um concurso de contos (o vencedor viria a ser publicado na revista Bang!) e uma exposição de monstros que viria a percorrer vários outros eventos.

Este ano tivemos a exposição Sobressaltos para a qual diversos artistas produziram histórias de horror em duas pranchas, inaugurada numa das sessões de Sustos às sextas. O resultado originou este volume de banda desenhada, lançado recentemente no Festival de Beja. Claro que as limitações de espaço não permitem construir extensos e mirabolantes enredos, mas é de destacar que algumas conseguiram bons e divertidos twists. Há histórias para todos os gostos – divertido, psicológico e monstruoso.

IMG_6357

Ossos de Joana Afonso

A compilação abre com o estilo característico de Joana Afonso, uma das que mais gostei porque, apesar de ser bastante simples e sem diálogos, consegue ser divertida e entregar horror. A segunda história de Tiago Pimentel utiliza o conto tradicional do lobisomen, obrigado a correr fado.

IMG_6351

Em nós de Ricardo Drumond e André Oliveira

Em nós de Ricardo Drumond e André Oliveira destaca-se tanto por conseguir contar uma história de horror, mas também pelo aspecto gráfico que confere uma brutalidade exemplar aos cenários aparentemente simples. Já Ouin de Rui Lacas não é propriamente uma história de horror mas aproveita seres sobrenaturais para apresentar um trecho com várias pitadas cómicas (quer nos próprios desenhos, quer no final).

IMG_6359

Meow de Carlota Borba

Estas foram as que mais gostei, mas entre as restantes encontramos defensores da pátria que vêm nos que os rodeiam elementos que degradam a sociedade (e decidem tomar medidas cortantes), histórias de vinganças fantasmagóricas, psicopatas, canibais e monstros vários.

Apesar de não ter gostado de todas as histórias (difícil seria) este é um conjunto diverso que consegue reunir várias vertentes do horror num espaço muito curto e com visuais muito interessantes.

Sobressaltos foi publicado pela Europress.

3 pensamentos sobre “Sobressaltos – Terror por autores portugueses de BD

  1. Pingback: Eventos: Lançamento de Sobressaltos em Oeiras | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s