Destaque: Flatland – O Mundo Plano – Edwin A. Abbott

flatland

 

Obra do final do século XIX, Flatland é um clássico da ficção científica em que se imagina um mundo a duas dimensões. Neste mundo as figuras geométricas têm vidas atribuladas, uma sociedade, e até uma religião. Aproveitando esta realidade planificada para fazer uma crítica à nossa sociedade, centra-se na personagem que ousa pensar na existência de uma terceira dimensão, indo contra todos os pressupostos científicos e religiosos. Esta edição tem data de lançamento para amanhã, pela Porto Editora:

Flatland é um universo a duas dimensões, habitado por figuras geométricas que desconhecem a nossa realidade tridimensional. Este Mundo Plano orienta-se sob rígidas crenças científicas e religiosas e vive sob um regime profundamente misógino, sectário e clerical, que rege o comportamento dos seus cidadãos. Mas o que acontece quando um dos habitantes de Flatland, um Quadrado, presencia um acontecimento “sobrenatural” que ameaça abalar todo o sistema de crenças do seu Mundo?

Escrito originalmente em 1884, Flatland é não só uma obra clássica da ficção científica e da literatura matemática (sim, leu bem!), mas também uma fabulosa sátira ao período vitoriano em que viveu o seu autor, Edwin A. Abbott.

Esta edição conta com prefácio e revisão científica do matemático Samuel Lopes e com um conjunto de atividades finais que seguem as premissas do universo matemático de Flatland, para o fazer “puxar pelo cérebro”.

 

 

3 pensamentos sobre “Destaque: Flatland – O Mundo Plano – Edwin A. Abbott

  1. É muito bom, aparentemente simples, mas muito interessante. Este é dos que vale a pena comprar para os filhos e para os pais pois permite ir lendo ao longo dos anos e aprender sempre mais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s