Hamlet tinha um tio – James Branch Cabell

IMG_7960

 

A personagem criada por Skakespeare em torno da verdadeira figura história Hamlet ter-se-á afastado bastante da realidade e quase apagado qualquer traço do que terá realmente ocorrido.

Partindo do conhecimento que se tem do código moral viquingue, James Branch Cabell construiu uma sátira à conhecida peça, apresentando uma pequena reviravolta – o verdadeiro pai afinal é o tio, que por força maior se viu obrigado a matar o irmão acabando por casar com a viúva de quem já era, há muito, amante.

Assim se explica que o homem que julga tio, apesar de saber das pretensões de Hamlet em assassiná-lo, não se tenha precavido devidamente – se por um lado não deseja hostilizar a esposa, por outro, trata-se do seu próprio filho. Não que Hamlet alguma vez venha a saber de tal parentesco.

Fazendo-se passar por alienado, um louco sem capacidade de raciocínio, Hamlet é na verdade um adolescente que cresceu com a ideia de vingança, gabarola, a quem uma mulher poderá facilmente dar a volta. Mais astuto do que o creem, mas menos do que ele se crê a si próprio, envereda num claro caminho para a desgraça.

Carregado de assassinatos legais, mortes sangrentas em batalha, romances incestuosos, Hamlet tinha um tio é uma sátira engraçada que se torna, no final, cansativa pelas sucessivas reviravoltas. Apresentando uma versão menos filosófica e mais centrada nos costumes da época, consegue ter momentos engraçados que roçam as histórias de cavaleiros na Idade Média.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.