Sandkings – George R. R. Martin

img_8916

Ainda que se tenha tornado mais conhecido com a adaptação, para série televisiva, de A Guerra dos Tronos, há muitos anos que o nome George R. R. Martin é um nome sonante nos géneros da ficção especulativa. com a história que dá nome ao livro, Sandkings, a vencer os prémios Hugo e Nebula.

in-the-house

Apesar de ser, efectivamente, a melhor história do conjunto, existem outras histórias aprazíveis nesta colectânea, começando por The Way of Cross and Dragon que é uma crítica perfeita às cruzadas religiosas, denunciando-as pela hipocrisia dos interesses monetários que escondem.

starlady

Reinos de ilusões sem fim ou vermes inteligentes que criam mundos em catacumbas infindáveis, anos de vida perdidos em burlas e desilusões em mundos fantásticos de reminiscências medievais ou entre as estrelas – ao longo das seis histórias que antecedem à novela Sandkings George R. R. Martin vai revelando algumas das características que o tornarão famoso, chacinando sem piedade os sonhos e as vidas das personagens mais relevantes.

sandkings

Já a novela Sandkings revela-se uma transposição perfeita dos sonhos megalómanos de um homem sem escrúpulos. Poderoso e exibicionista, Kress gosta de adquirir animais raros, de preferência alienígenas, para os poder mostrar aos amigos em grandes festas. A sua última aquisição é um pequeno mundo fechado em vidro onde quatro comunidades de espécies alienígenas se desenvolvem. Mas não esperem seres semelhantes a formigas – capazes de empatia para com o seu dono, desenvolvem guerras e estratégias enquanto criam complexas cidades.

sandkings-2

A colectânea Sandkings reúne sete histórias do autor: The Way of Cross and Dragons, Bitterblooms, In the House of the Worm, Fast-Friend, The Stone City, Starlady e Sandkings. Alguns destes contos já foram publicados em Portugal:

  • Stone City como A Cidade de Pedra em O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias (Saída de Emergência);
  • Bitterblooms como Flormordentes em O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias (Saída de Emergência);
  • Sandkings como Reis-de-areia em O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias (Saída de Emergência);
  • The Way of Cross and Dragon como O Caminho da Cruz e do Dragão em O Cavaleiro de Westeros & Outras Histórias (Saída de Emergência) e em Contos Imaginários.

2 pensamentos sobre “Sandkings – George R. R. Martin

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s