The Uploaded – Ferrett Steinmetz

Direccionado para um público mais jovem (pelo menos Young Adult) The Uploaded tem uma premissa engraçada que cruza a possibilidade de fazer backup às nossas mentes para uma vivência virtual pós-morte física com elementos de distopia resultando numa história engraçada, mas que se alonga demasiado em determinados episódios sem grande relevância para a globalidade da história.

No mundo aqui descrito os seres humanos descobriram a possibilidade de guardar memórias e personalidade num servidor para assim viverem virtualmente após a morte do corpo. O que pode ser uma perspectiva agradável para os vivos sofre uma reviravolta quando é concedido aos virtuais (os mortos) poder de voto.

Rapidamente os mortos ganham grande influência e peso político mas, esquecidos do que é ter um corpo, os constrangimentos do mundo dos vivos não os afectam. Decorridos alguns anos os vivos são transformados numa espécie de escravos que, para poderem ter direito a esta vivência virtual, devem passar os dias a servir os mortos (ou em profissões que melhorem os servidores). O prémio é a vivência idílica, virtual, carregada de jogos viciantes. O castigo, a morte eterna.

Valorizados pelas possibilidades corporais (físicas) de trabalho, os vivos são desencorajados de perseguir profissões criativas ou inteligentes, até porque dificilmente poderão competir com as décadas de experiência dos mortos.

Quando um rapaz fica orfão e a sua irmã gravemente doente no hospital, começa a aperceber-se que os mortos já não são bem quem eram em vida, mudando drasticamente de prioridades, e que todos os esforços em conseguir uma vivência minimamente confortável à irmã passam por décadas de escravidão. De espírito rebelde e carismático, irá influenciar de forma decisiva a onda de descontentamento que leva a uma pequena guerra.

Um pensamento sobre “The Uploaded – Ferrett Steinmetz

  1. Pingback: Resumo de leituras – Agosto de 2017 (4) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s