Asa Quebrada – Antonio Altarriba e Kim

Em A arte de Voar Altarriba apresentou a história do pai fazendo da mãe, Petra, uma figura quase inexistente, uma sombra perdida na religiosidade extrema. Sem estar envolvida na política, a mãe é efectivamente uma figura que se refugia na religião, uma atitude bastante mais compreensível se conhecermos a sua história.

Quando nasceu o pai tentou matá-la. Assim começa a história de Petra, cuja mãe faleceu ao dar à luz. Salva por outros familiares, retém uma mazela para toda a vida – um braço partido que, após a cura, nunca ganha mobilidade. Um defeito que nem filho, nem marido se aperceberam durante toda a sua vida.

Petra vive os primeiros anos sem apoio paterno, criada pela irmã. Felizmente, sendo a cara da mãe, o pai acaba por reconhecê-la e aceitar que viva na família. Desde cedo aprende a realizar as tarefas domésticas, ocultando a pouca mobilidade do braço, mas não é uma existência fácil – o pai é um homem de sonhos esmagados, tão rígido que os filhos acabam por sair de casa à primeira oportunidade.

Ironicamente, Petra acaba por ficar sozinha em casa com o pai, entretanto inválido. Só após a sua morte acaba por ir para a cidade, onde arranja emprego e onde acaba por conhecer o futuro marido.

Vida carregada de altos e baixos que aceita fazendo o melhor que consegue das circunstâncias, Petra distancia-se fisicamente do marido por medo de uma nova gravidez de risco, e psicologicamente quando este se ausenta para estar com outras mulheres.

Se a vida do pai de Altarriba esteve carregada de peripécias bélicas, a de Petra revela-se não menos sofrida, mas menos compreendida e conhecida por aqueles que a rodeiam.

A Asa Quebrada foi publicado pela Levoir em parceria com o jornal Público na colecção Novela Gráfica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s