Eis um dos mais recentes lançamentos da Polvo Editora, lançado por ocasião do Amadora BD. Trata-se da adaptação de seis Contos Populares Portugueses, origialmente recolhidos por Adolfo Coelho num livro com o mesmo título. Esta obra, Contos Populares Portugueses pode ser lido gratuita e legalmente.

A capa auspicia algo ligeiro e cómico! Não desiludiu. Ao longo dos 112 páginas, Artur Correia apresenta uma versão de seis das histórias, dando-lhes toques de bom humor. Integram-se piadas, umas mais politicamente correctas do que outras, numa construção de bom humor. Não fosse a crítica do Pedro Cleto e não teria percebido que se tratava da republicação do trabalho de Artur Correia, que desconhecia de todo. Artur Correia terá sido ilustrador e realizador de cinema português, tendo trabalhado sobretudo em animação.

Os detalhes cómicos são encontrados não só nas palavras apresentadas, mas na caracterização das personagens, simples, mas caricatas e expressivas. Os desenhos são relativamente simples, com o detalhe necessário para a compreensão da história, mas ajudam na definição da aura cómica.

O resultado é divertido, leve e agradável. O desenho recorda obras mais antigas, tanto no estilo como na cor e no movimento, mas resulta bem em transmitir os elementos cómicos e ridículos destas histórias, colocando-os em perspectiva e adicionando comentários actuais. Diria que o ponto menos positivo na leitura é a letra, que nem sempre é fácil de ler.

Dada a natureza das piadas, este é daqueles livros que vai ser apreciado de forma diferente por diferentes leitores. Ainda assim, é uma daquelas leituras que quero partilhar com várias pessoas.