Dragomancer /Dracomante – Filipe Faria e Manuel Morgado

Conhecido no cenário fantástico português pelas Crónicas de Allarya, Filipe Faria tem feito algumas incursões na narrativa de banda desenhada e publicou recentemente Dragomante com desenho de Manuel Morgado (ou Dracomancer – trata-se de um livro lançado, em simultâneo, em português e em inglês) numa edição conjunta da G Floy com a Comic Heart. O resultado é uma narrativa simples num mundo fantástico de premissa engraçada, apropriada ao tamanho do livro, complementado por um visual de tom medieval graficamente arrebatador.

Em Dragomancer existe uma linhagem de domadores de dragões que são reconhecidos por estes seres como iguais. A linhagem dos domadores tem-se dissipado e enfraquecido pelo cruzamento com seres humanos normais, mas ainda restam alguns com capacidades elevadas. Cada um estabelece, em norma, uma ligação com um único dragão e a acompanhá-lo tem um escudeiro, um guerreiro que o irá ligar aos restantes seres humanos e não deixar que o elevado da sua posição o afaste da humanidade.

A excepção à ligação com um único dragão pode ser encontrada nas mulheres dragomantes que podem domar vários dragões. Nesta história segue-se uma dragomante, uma jovem que irá usar as suas capacidades únicas para uma missão que só ela poderá assumir. Mas antes há que encontrar um escudeiro apropriado – um escudeiro que não está muito agradado com o sacrifício necessário para assumir a sua nova posição, mas que, pelo recurso à magia, irá estabelecer um forte laço com a dragomante.

Visualmente estimulante, Dragomante usa os elementos genéricos da fantasia medieval para construir um mundo com pontos interessantes. A história, curta, é bastante movimentada, captando o forte carácter das personagens principais, e consegue conceder ao desenhador, motivo para páginas graficamente fascinantes.

O livro vai ser apresentado no festival Contacto que se realiza no dia 07 no Palácio Baldaya (em Benfica). A apresentação decorrerá pelas 16h. Para mais informações  podem consultar a página da Imaginauta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s