Congo – Um mundo esquecido – Henrique Gandum

Por motivos geográficos (rápidos e quedas de água abruptas ou uma densa floresta) as áreas do Congo mais afastadas da Costa permaneceram por explorar pelos europeus até à segunda metade do século XIX. Estas áreas mais isoladas haveriam de começar a ser sondadas apenas em 1867 e muitas equipas haveriam de perecer na densidade do terreno.

Congo Um Mundo Esquecido de Henrique Gandum leva-nos ao Congo de 1880 acompanhando uma expedição que se inicia se forma abrupta – com um corpo humano. A causa da morte é desconhecida pelos restantes, pensando-se estar associada a um animal de grande dimensões.

Recordando Congo de Michael Crichton ou Júlio Verne com explorações em locais inóspitos carregados de bestas desconhecidas, Congo Um Mundo Esquecido apresenta as quezílias entre os homens europeus que surgem do confronto com o desconhecido. Numa densa floresta onde a fauna é pouco amiga de humanos, é fácil desconfiar de todos aqueles que aparecem, quase que vindos do nada.

Esta não é a primeira exploração de Henrique Gandum em torno dos dinossauros, tendo ganho o galardão nas Curtas&Docs do Geração Arte de Outubro. O autor trabalha sobretudo com animação e Congo Um Mundo Esquecido é a sua primeira banda desenhada, produzida a solo e publicada no sistema POD (print on demand). Como primeiro trabalho denota capacidade para tecer uma aventura, num estilo mais clássico de desenho, com personagens de expressões caricatas e um desenho que precisa de mais profundidade.

Um pensamento sobre “Congo – Um mundo esquecido – Henrique Gandum

  1. Pingback: Rascunhos no Voz Online – Congo | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s