I.R.$. Vol.4 – Ligações romanas / A sociedade dos assassinos – Vrancken e Desberg

Este volume duplo dá uma nova perspectiva sobre o passado do agente de IRS, Larry B. Max. Já percebemos que gosta de viver sem amarras emocionais, mudando constantemente de amante, mas se, nos volumes anteriores, falava com uma hipotética amante, uma mulher, Glória, que desconhecia pessoalmente e que, por isso, poderia representar todas as mulheres possíveis e imaginárias, a perfeição inalcançável; neste, com a descoberta da identidade Glória, o relacionamento é desbalanceado, com Larry a fugir emocionalmente à concretização da ligação.

Paralelamente, temos mais um caso que o ocupa (e que usa como justificação para a fuga), perseguindo as pequenas transferências constantes para uma conta. Ao seguir as pistas do dinheiro transferido encontra um antigo oficial nazi que terá sido protegido pela Igreja Católica. As razões para tal protecção são obscuras, mostrando-se tangencialmente a relação com uma relíquia.

Explorando, ligeiramente, o apoio da Igreja Católica aos nazis (como forma de impedir a progressão do comunismo), Max encontra, ainda, uma missão onde os jovens desfavorecidos estarão a aprender novas habilidades. Mas ao invés de aprenderem a ler e a contar, estarão a adquirir capacidades para uma possível Guerra Santa, possíveis mártires, carne para canhão no plano hediondo de alguém.

Este volume dá mais algum contexto à personagem, tocando na motivação para prosseguir com a carreira de investigador de I.R.S. , mostrando toda a aversão ao dinheiro de origem suja. Tal como as anteriores, esta história apresenta uma linha de investigação interessante, uma história bem desenvolvida, ainda que continue a achar que o agente segue demasiado o cliché do homem de acção que nunca revela os seus sentimentos e emoções.

A série I.R.$ é publicada pela Asa em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.