Batman 80 anos – Vol.2 – Peso Pesado

O Batman morreu! A batalha que fechou o volume anterior parece fechar o duo herói-vilão, mas a necessidade de um herói persiste na cidade de Gotham – outros vilões surgem, não dando tréguas à cidade. Cria-se, assim, um novo Batman, controlado pelas autoridades que terá um papel semelhante mas que só poderá agir dentro dos limites da lei!

O verdadeiro Batman pode ter morrido, mas não Bruce Wayne que recupera a vida que poderia ter tido sem as desgraças que o marcaram. Sem o peso emocional e psicológico da morte dos pais, Bruce dedica-se a ajudar os outros, mas de forma mais próxima e envolvente, conseguindo estabelecer relacionamentos com os que o rodeiam.

Se o volume anterior parece obcecado pela imortalidade e pela regeneração física, este volume é mercado pela identidade e pela regeneração psicológica, questionando as bases do super-herói Batman. Quais os factores determinantes para o surgir de Batman? Ainda que o intenso treino físico e de raciocínio tenham permitido desenvolver as capacidades do herói, foram os eventos traumáticos durante a infância que o transformam numa figura incapaz de estabelecer relações pessoais e lhe dão o foco que precisa para vigiar Gotham.

Esta exploração da identidade de Batman é efectuada de duas formas distintas. Se, por um lado, o homem por detrás da máscara perdeu todas as memórias fundamentais para se assumir como Batman, sendo apenas Bruce Wayne; por outro, um outro homem tenta vestir o fato do super-herói e precisa de ser algo mais do que uma ferramenta do governo, explorando a figura anterior para perceber como conseguir ser um verdadeiro Batman.

Apresentando um vilão peculiar, este segundo volume da série dos 80 anos Batman consegue ser menos pesado do que o primeiro, constituindo um volume de transicção, mais pausado e introspectivo, apesar dos grandes momentos de acção. Batman é uma figura complexa que aqui se fragmenta, levando a um momento de redefinição e de suspensão da personagem.

A série comemorativa dos 80 anos do Batman é publicada pela Levoir em parceria com o jornal Público.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.