Jogos de tabuleiro de Ficção científica (1)

Começo por apresentar dois jogos leves, rápidos e portáteis, a par com um mais pesado (e, diria, mais voltado para jogadores experientes), mas que possuem, em comum, os temas de ficção científica, combinando, dessa forma, dois dos temas deste Rascunhos: ficção científica e jogos de tabuleiro.

Star Realms

Star Realms é um jogo de cartas rápido e fácil de aprender que possui uma combinação de mecânicas de construção de baralho (deck building), gestão de mão (hand management) e compra de cartas de um conjunto disponível (card drafting).

De uma forma simplista, o jogo tem como objectivo a destruição do Império adversário sem que o nosso seja destruído. Para tal vamos construindo naves e bases, combinando poderes e infligindo dano no Império adversário enquanto tentamos impôr barreiras para que não sejamos destruídos.

Visualmente trata-se de um jogo agradável que aproveita o tema de forma simplista, sem grande imersão, mas que ganha adesão pela simplicidade de regras e de símbolos, pela portabilidade e pela rapidez de jogo.

Tiny Epic Galaxies

O primeiro do que haveria de se tornar uma colecção de Tiny Epic, tem como tema o desenvolvimento de um Império, construído com a movimentação de naves e o rolar de dados a cada turno. Tal como o anterior é um jogo simples, de jogadas rápidas e bastante portátil mas que tem um elemento pouco comum que permite retirar os tempos mortos entre cada turno, permitindo que um jogador siga a acção de outro.

Ainda que tenha como tema um Império Galáctico, o aproveitamento do tema é sobretudo visual, apesar de ter naves que podem manter-se em órbita ou aterrar num planeta, sendo que cada planeta confere capacidades diferntes.

Terraforming Mars

Dos jogos apresentados hoje, este é aquele que mais usa a premissa para intergar as várias mecânicas. O objectivo do jogo é, como o nome indica, transformar Marte para que possa sustentar vida terrestre, objectivo que é atingido aumentando a temperatura, o nível de oxigénio e a água líquida no planeta.

Cada jogador vai adquirindo e jogando cartas que permitem aumentar a produção de dinheiro, plantas, minério, temperatura e energia (de uma forma simplista), elementos que podem ser transformados em cada um dos três elementos (temperatura, oxigénio ou colocação de peças que correspondem a água líquida). Existem, ainda, cartas que permitem a construção de indústrias e de cidades, aumentando a rapidez com que se consegue transformar Marte num planeta habitável para a vida terrestre.

Para além da lógica envolvente em terratransformar Marte, destacam-se as descrições das cartas, algumas mais inventivas do que outras, mas bastantes com alguma lógica científica – se na literatura de ficção científica se fala, várias vezes, de terratransformar vários planetas, no jogo pode-se explorar esta componente, evoluindo um planeta de diversas formas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.