Jogos … em qualquer dia – Salada de Pontos

Já tinha jogado Point Salad há largos meses, pouco depois de ter sido lançado em inglês. O jogo ficou-me na mente, mas na altura achei a edição demasiado cara para um filler de 15m-20m que, em termos materiais, é um baralho de cartas. Felizmente, o jogo foi lançado em Portugal pela Devir com um preço e uma edição muito mais apetecíveis! E quando chegou a cópia oferecida pela Devir, já tinha adquirido uma na FNAC!

Para além do preço da edição portuguesa ser bastante diferente (quase metade do valor que tínhamos visto aquando do lançamento), esta Salada de Pontos vem em caixa metálica, com as cartas bem condicionadas e ocupa menos espaço – um factor bastante importante quando se tem uma colecção em pleno crescimento.

Mas afinal o que é Salada de Pontos? Bem, é um jogo de cartas que tem como mecanismo central a escolha de cartas para fazermos os nossos próprios conjuntos. Cada carta tem dois lados – num lado um vegetal, no outro uma condição de pontuar os conjuntos de cartas. Na vez de cada jogador apanham-se cartas ou vira-se uma carta da face de pontuar para vegetal. Ou se apanha uma carta com a face de forma de pontuar exposta, ou se apanham duas cartas com a face de vegetal exposta. As condições de pontuar são diversas: pontos por cada tipo de vegetal, pontos por cada conjunto ou pontos por determinada quantidade de vegetais.

Salada de Pontos é, portanto, um jogo com decisões simples e jogadas rápidas, fácil de aprender, em que se envolvem, sem esforço, novos jogadores. A componente estratégica reside no equilíbrio entre a quantidade de cartas de vegetais e de cartas com as condições de pontuação. A dificuldade está em arranjar formas de pontuar concordantes que maximizem os vegetais que escolhemos. Já o experimentámos em diferentes ocasiões e o jogo adapta-se bem a qualquer número de jogadores.

Em termos visuais, Salada de Pontos é um jogo competente. Não possui um desenho deslumbrante, mas os vegetais são perceptíveis e distribuem-se em cartas com cores diferentes. As formas de pontuar são, também, óbvias não sendo necessário recorrer ao manual para as perceber.

Salada de Pontos é, em suma, um excelente filler que se apresenta no mercado português com uma óptima edição e que deverá continuar a ir à mesa em diferentes ocasiões. Aqui em casa está a tornar-se num dos fillers favoritos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.