Memórias de um homem em Pijama – Paco Roca

Autor de vários livros em registos diferentes, como Rugas, Os Trilhos do Acaso ou O Inverno do Desenhador, Paco Roca foi convidado a publicar uma série de banda desenhada no jornal Las Províncias (e depois no suplemento El País Semanal). Ao longo de anos preocupou-se em ter de preencher um certo número de quadrados com uma pequena história que fosse auto-biográfica e que pudesse ter algum elemento cómico no final.

Este volume surge como a agregação das histórias publicadas no Las Províncias, apresentando-as numa sucessão infindável num estilo muito próprio, entre o relaxado e o inusitado. O título resulta, claro, da forma como as escreve, de pijama, concretizando o seu sonho de trabalhar em casa. Ou parte do seu sonho, já que não é rico nem com sucesso mundial, apesar de bastante reconhecido.

A maioria dos episódios oscila sobretudo entre as conversas com amigos (seja mostrando os seus engates caricatos e as desventuras que lhes acontecem) e momentos caseiros com a namorada, questionando a natureza do relacionamento, como este evolui e se mantém.

Todos os episódios possuem algum elemento ligeiramente cómico, uma tirada peculiar que mantém a boa disposição do leitor num estilo muito próprio. As histórias são curtas e são dispostas sem interrupção, sendo este um dos pontos negativos desta edição – é que não existe nenhum tipo de separador entre os episódios, sendo que estes ocupam mais do que uma página. Não existe, portanto, uma constância. Uns começam no topo da página, outros a meio, outros no final. Adicionalmente, a adaptação a este formato resulta num grande espaço em branco na página – neste caso, algo de pouca importância na leitura.

Em termos visuais este volume encontra-se no dentro do género esperado para Paco Roca, transmitindo expressividade em situações quase banais, com alguns elementos inusitados. O resultado é uma leitura agradável, e interessante que se vai lendo lentamente. Este volume foi publicado em Portugal pela Levoir em parceria com o jornal Público.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.