
Uma nova doença propaga-se rapidamente entre humanos. Até recentemente, a doença parecia trazer apenas benefícios – uma pele impecável e luminosa, a par com um metabolismo acelerado. Os infectados denominam-se de Belos e toda uma nova dinâmica social se cria em torno deles. Mas… quando alguns começam a morrer de forma estrondosa (alguns em auto combustão, outros assassinados), vários polícias são colocados a investigar.
A história
É neste enquadramento que acompanhamos o repórter de uma rádio. Quando o investigador, de uma das maiores farmacêuticas lhe traz provas em torno de uma descoberta bombástica dessa doença, o repórter pensa ter o seu próximo furo. Mas esta linha de investigação é demasiado perigosa para ambos.
A narrativa
A série segue abordagens e personagens diferentes em cada volume. No primeiro seguimos um par de detectives enquanto investigam uma série de mortes associados à Beleza (nome da infecção), enquanto no segundo acompanhamos criminosos que usam a Beleza de uma forma inovadora. O terceiro volume volta parcialmente à linha narrativa do primeiro, mas introduz novas personagens e novas tramas.
Este quarto volta a quebrar com as histórias dos anteriores, ainda que se relacione com elas. Novas personagens e novos conflitos. Ainda que esta abordagem pareça, nas primeiras transições, estranha, a série está, lentamente, a construir uma trama maior, levando-nos a conhecer várias vertentes de um mesmo conflito. As peças vão-se juntando uma a uma. A introdução de novas personagens permite refrescar a narrativa.
Esta abordagem funciona porque os autores conseguem criar a devida envolvência com as personagens, introduzindo alguns mistérios e algumas tramas novas. Não é uma grande envolvência, mas é a suficiente para nos levar pelas várias histórias com sucesso. O resultado é agradável e tem garantido o meu interesse ao longo dos vários volumes.
Conclusão
Usando uma premissa simples para criar uma realidade semelhante à nossa, esta série tem conseguido manter o interesse, a cada volume. O envolvimento não é perfeito, mas a trama de cada volume é relativamente linear, usando sobretudo novas personagens. Até agora a série mantém-me cativada e pretendo continuar pelos próximos volumes.