Flix – Aqui já houve algo

Este livro reúne várias pequenas histórias em torno do muro de Berlim e da separação de Berlim em duas cidades distintas. Cada história ocupa umas quatro páginas e apresenta um testemunho diferente, com uma perspectiva distinta.

Algumas pessoas foram indiferentes à existência do muro, não tendo familiares na parte oposta nem sentindo necessidade de atravessar o muro. Outras tinham familiares do outro lado, ou atravessavam a cidade a trabalho. Outras queriam mudar de lado e faziam a transição clandestinamente.

As diferenças entre os dois lados eram, não só culturais, mas também (e sobretudo) económicas. Os bens não circulavam da mesma forma. Ou pelo menos assim se depreende de algumas das curtas histórias que aqui se contam.

A maioria das histórias possui algum elemento cómico ou inusitado que as faz parecer cómicas, mesmo quando se intercalam elementos trágicos. Tal denota-se, também, nas figuras, simples mas caricatas que acompanham o texto. Visualmente, cada testemunho apresenta uma cor diferente, distinguindo-a da anterior.

Apesar do tema que retrata. Aqui já Houve Algo é uma leitura agradável e bem disposta que deixa perceber muito mais sobre a vivência com o muro de Berlim do que parece à primeira vista.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.