Conversas com os putos – Álvaro

Conversas com os putos mostra que a produção nacional que se mantém afastada do estilo dos comics americanos ou do franco belga ainda resulta em livros divertidos e caricatos, carregados de bom humor português. Neste caso o humor é feito à custa dos estudantes a quem o autor dá explicações, surgindo os mais diversos exemplos de conversas idiotas ou inusitadas, no decorrer das quais o professor tenta manter o respeito e a distância necessária.

Os episódios são diversos. Encontramos, desde alunos de convicções que defendem a todo o custo e com os mais diferentes (e irredutíveis) argumentos, àqueles cujas hormonas dispararam e consequentemente têm interesses bastante limitados, passando por alguns que repetidamente se ficam pelos direitos e esquecem dos deveres.

Nos momentos de explicação, mais propícios à troca de ideias do que uma sala de aulas, encontramos alunos de colégios privados, de posses elevadas mas pouco conhecimento da sociedade e das dificuldades alheias, alguns meninos mimados que usam a necessidade de explicação como forma de captar a atenção dos pais ou os pais que aproveitam para descarregar os filhos e as suas frustrações.

Leve e divertido, Conversas com os putos foi publicado pela Polvo, venceu o prémio de Melhor álbum de tiras humorísticas (Amadora BD) e foi nomeado para Galardão Melhor Argumento (Comic Con).

11 pensamentos sobre “Conversas com os putos – Álvaro

  1. Pingback: Resumo de leituras – Dezembro de 2017 (5) | Rascunhos

  2. Pingback: Retrospectiva 2017 – O Rascunhos em Banda desenhada | Rascunhos

  3. Pingback: The Worst of Álvaro | Rascunhos

  4. Pingback: Conversas com os putos e com os pais deles – Álvaro | Rascunhos

  5. Olá Cristina, adoro ler o teu blog, tem feito que eu cada vez mais me interesse por esta arte, que livro me aconselhas para as minhas filhotas de 6 e 7 anos? pois gostaria que elas começassem a /ou eu a ler-lhes BD (portuguesa de preferência), ultimo livro que lhes comprei foi ‘A Mala Assombrada’ de David Machado, adoramos, que livros /autores me aconselhas. Este ‘Conversas com os putos’ do autor português Álvaro, é adequado? Beijo, e continua a escrever 🙂

    • Boa tarde! Peço desculpa, mas o meu acesso a computadores nestes dias tem sido diminuto. Conversas com os putos não considero apropriado para essa faixa etária. Tanto pelo sarcasmo / ironia utilizados como pelos temas abordados. Mais uns 4 anitos, talvez, mas com acompanhamento.

      Não vejo muitas sugestões para essa idade no nosso mercado que não sejam cliché, mas eis algumas:
      – Disney Goody – clássicos – a Goody lançou uma pequena colecção nas bancas de Disney num formato um pouco diferente em que adapta histórias clássicas com personagens Disney – os desenhos são bons (eis exemplo de um dos volumes https://osrascunhos.com/2018/10/01/classicos-da-literatura-universal-vol-3-disney/). A editora faliu mas ainda existem por ai uns quantos volumes à venda, e, neste caso, cada volume é independente dos restantes;
      – Astérix – era o que eu lia com essa idade. A maioria das histórias tem várias camadas de leitura – tem piadas mais simples e engraçadas para os mais jovens e algumas tiradas mais complexas (com referências a factos históricos ou políticos) para adultos;
      – Destemidas (https://osrascunhos.com/2018/07/22/destemidas-penelope-bagieu/) – várias histórias de várias mulheres que desafiaram os limites que lhes impuseram por serem mulheres. As histórias são, na sua maioria, simples. Existem algumas (poucas) que podem ser consideradas pouco apropriadas para a idade, mas só conhecendo as crianças em questão – ou seja, aconselho uma leitura acompanhada, até para facilitar a percepção do que era (e é ) ser mulher em determinadas sociedades.

    • Adorei os dois álbuns da Grazia La Padula publicados em Portugal pela Kingping books. Visualmente são fabulosas e ainda que em termos narrativos sejam simples, não sei se é fácil passarem todas as nuances das histórias. Novamente, não conhecendo as crianças em questão, posso estar a ser condescendente 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.