Como todos os anos, há algumas páginas que começam a listar os melhores do ano ou a antecipar os lançamentos de 2024. Hei-de, também, como é usual, fazer a minha lista. Até lá, deixo-vos com algumas listas de lançamentos interessantes previstos para 2024!



Podemos começar com a de Goodreads, James, de Percival Everett é uma presença constante em várias listas, apresentando-se como uma nova versão do clássico The Adventures of Huckleberry Finn, contada pela perspectiva de Jim, o escravo fugido. O novo livro de Matt Haig, The Life Impossible, é, também, umas das menções mais populares.
Dentro do género fantástico, destaco, claro, The Tainted Cup, o próximo livro de Robert Jackson Bennett que nos promete uma história de detectives num mundo de fantasia. Na secção de ficção científica, encontro o In Ascension, um livro de destaque em várias listas de melhores de 2023, que comecei a ler em Dezembro.

A lista da Time opta por uma lista 25 livros, indicando-os por ordem de data de lançamento. Também referencia James, destacando-se menções a livros como The Book of Love, de Kelly Link, em que as personagens são obrigadas a competir em desafios de magia. Quem vencer, permanece vivo. The Morningside, de Téa Obreht é outro que me chamou à atenção, por explorar o colapso ambiental.
Voltamos a ver James na lista da Pan Macmillan. Aqui estranhei a presença de A Tempest of Tea de Hafsah Faizal que promete Vampiros, segredo e chá. Entre a sinopse e a capa fiquei intrigada, mas não acho que olharia para o livro duas vezes se não fosse estar na lista. Para além deste, a lista contém algumas menções curiosas a lançamentos de horror.



Finalmente, a lista da Publishersweekly contém um top 10, à qual adiciona uma lista de lançamentos de várias editoras. Reencontramos o livro da Kelly Link e encontramos referências curiosas como uma antologia de ficção científica futurista pelo nigeriano Wole Talabi denominada Convergence Problems, ou o primeiro livro de Izzy Wasserstein, These Fragile Graces, This Fugitive Heart, onde se investiga um crime num futuro negro e tecnológico.