Esta semana chegaram sete livros novos, quase compensando as nove leituras da semana. A maioria deles foi adquirida por leilão, com excepção dos dois livros a preto, Paladin’s Faith de T. Kingfisher e Emily Wilde’s Encyclopaedia of Faeries de Heather Fawlett. T. Kingfisher é daquelas autoras em que vou comprando praticamente tudo o que lança. Tem histórias extraordinárias, outras de desenvolvimento menos interessante, mas, a média é muito boa.

Neste caso, Paladin’s Faith é o quarto volume de uma série que ando a ler há algum tempo, centrada num grupo de sete Paladinos numa realidade fantástica onde existem vários deuses. Neste caso, o Deus destes paladinos desapareceu, ou morreu, tendo tal desaparecimento graves consequências naqueles que o seguiam. Restam sete paladinos que serão figura centra, à vez, em sete volumes diferentes. Tratam-se de histórias que misturam romance com fantasia, que quase podem ser lidos de forma independente, não fosse pela tentativa de resolução de várias mortes relacionadas ao longo dos vários volumes.
Este Emily Wilde’s Encyclopaedia of Faeries é uma leitura que já me andava a despertar curiosidade há algum tempo pelas várias referências positivas. No entanto, uma troca de referências com outros leitores convenceu-me e eis.


Entre os restantes volumes encontramos dois dos mais recentes livros da colecção de Clássicos da Literatura Portuguesa em BD: Mensagem, uma adaptação do livro de Fernando Pessoa por Pedro Vieira de Moura e Susa Monteiro e Farsa de Inês Pereira, adaptação do livro de Gil Vicente por André F. Morgado e Jefferson Costa. Ainda que tenha achado alguma piada a alguns dos volumes de autores estrangeiros, esta série tem agora especial interesse com estas adaptações de clássicos portugueses.


Unwritten é uma série que já me tinha despertado interesse antes, até porque Mike Carey já esteve em Portugal pelo menos duas vezes (e até o entrevistei). A série parece ter algumas semelhanças com Harry Potter, mas optando por caminhos mais sombrios. Já Wonderland parece ter um visual peculiar e foi isso que me levou a adquirir o volume.