201 – The Devils – Joe Abercrombie – O primeiro livro desta trilogia Grimdark leva-nos a uma Europa de uma realidade alternativa, de características medievais, onde existem elfos, necromantes, feiticeiros ou lobisomens. Todos estes são considerados diabos, entidades negras rejeitadas pela Santa Igreja. A narrativa começa por se centrar numa jovem ladra que é, afinal, a herdeira de um dos tronos mais importantes da Europa, e num monge que tem ambições e é posto à frente de um peculiar grupo – é que, apesar de considerar que são demónios, a igreja mantém um conjunto de personagens dúbias (uma elfo, um necromante, um pirata, um cavaleiro imortal, um lobisomem, um vampiro – que tem como missão levar a ladra através da Europa até ao seu reino. O grupo é pouco disciplinado, pouco honrado mas eficaz nas suas batalhas caóticas, progredindo pela Europa a passo lento e enfrentando as mais caricatas e diversas situações. A história está carregada de elementos curiosos e cómicos, explorando as diferentes personalidades das personagens. Uma grande leitura!

202 – Every Heart a Dorway – Seanan McGuire – O primeiro livro desta série leva-nos a conhecer uma série de crianças ou adolescentes que viveram durante algum tempo num reino fantástico ou surreal. Algumas adaptaram-se a reinos de horror, enquanto outras estiveram em mundos fabulosos e fofinhos. Nenhuma quer estar no mundo real, e todas pretendem voltar aos respectivos mundos aos quais se adaptaram. Esta é a premissa para ingressarem neste colégio de jovens peculiares – uma história que se revela bastante mais negra, sobretudo quando começam a existir assassinatos consecutivos, em condições macabras. Uma excelente leitura, mas um pouco negra em aura e desenvolvimento;

203 – The Whispering Night – Susan Dennard – Eis o último volume da trilogia! A história leva-nos a uma realidade onde, todas as noites, nas florestas, uma neblina densa se eleva, materializando-se nela os mais diversos monstros. De forma a que estes monstros não se expandam para as sociedades humanas, existem uma série de famílias que patrulham e lutam todas as noites, eliminando as mais diversas criaturas. Paralelamente, existem também uma série de bruxas que utilizariam a magia da neblina para os seus próprios fins, minando a sociedade de guerreiros que todas as noites controlam os pesadelos. Neste caso, uma jovem rapariga tornar-se uma pária quando o pai é suspeito de ser um bruxo, recuperando o estatuto ao passar o ritual de passagem, que consiste em sobreviver no meio da floresta. Ao longo dos três livros a rapariga tenta perceber o que aconteceu ao pai, mas também que novo monstro ronda as florestas – elementos que estão associados. Em paralelo, a história explora um pouco algumas dinâmicas juvenis. Felizmente, centra-se sobretudo na componente de investigação e fantástica, resultando numa leitura movimentada e com elementos muito interessantes no mundo construído;

204 – Children of the Whales – Vol. 1 – Abi Umeda – O primeiro volume desta série Mangá revela um mundo muito interessante. A história começa por se focar numa ilha onde vive uma pequena sociedade humana, estando os humanos divididos em dois tipos – uns com uma curta esperança de vida, mas com poderes e outros sem poderes, com maior esperança de vida e que compõem os organismos de controlo e gestão da ilha. A sua realidade vai ser abalada quando encontram outra ilha, que revela a existência de uma sociedade distópica que se oporá ao povo da ilha. Já encomendei os volumes seguintes, ainda que, não os tendo encontrado disponíveis em inglês optei pela edição espanhola (de formato bastante menor, o que foi uma decepção).