Entre os vários livros que têm chegado nas últimas semanas, resolvi destacar estes. Há alguns que não serão surpresa para quem acompanha o blogue, como What Stalks the deep, o terceiro numa trilogia de horror de T. Kingfisher, iniciada com What moves the dead e continuada com What feasts at night. Ainda que cada volume possa ser lido autonomamente, a personagem principal é sempre a mesma. Tendo gostado bastante do primeiro (que é uma referência ao clássico The Fall of the House of Usher) e menos do segundo, achei que este terceiro volta ao nível do primeiro, ainda que de forma menos sombria.

No seguimento do meu fascínio por mitologias (e tendo livro imensos livros de mitologia grega e romana, bem como alguns romances modernos que reconstroem as histórias das personagens) este Daedalus is Dead promete uma viagem no submundo onde, entre as suas memórias, irá recordar o que correu mal na morte do filho, Ícaro.
K. J. Parker (pseudônimo de Tom Holt) tem lançado várias histórias de fantasia, sobretudo fantasias. Depois de ter ficado curiosa com o autor, vi este Making History como uma boa opção para experimentar, tratando-se de um livro pequeno que remete para a mais recente corrente de Dark Academia onde um grupo de escolásticos devem realizar o impossível a favor do Rei.

Hemlock & Silver é o mais recente lançamento de T. Kingfisher, o recontar da história de Branca Neve, prometendo uma versão negra carregada de intriga e traição. Sabendo que é uma história em que várias perspectivas já foram exploradas, estou curiosa para perceber como é que a autora pegou na premissa.
O primeiro livro de Vajra Chandrasekera já tinha causado muito furor, nomeado para os prémios mais conhecidos do género (British Fantasy Award, Dragon Award, Hugo Award, entre outros) e premiado com o Locus e com o Nebula, para além de estar na lista curta do Ursula K. Le Guin. O segundo, Rakesfall parece ir pelo mesmo caminho, tendo sido anunciado entretanto como o vencedor do prémio Ursula K. Le Guin.

Lost Ark Dreaming, de Suyi Davies Okungbowa é outro livro que tem somado nomeações e referências. A sinopse promete um futuristo negro, pós-apocalíptico, onde a causa dos problemas está nas alterações climáticas. Com a subida do nível das águas, na costa africana, a população sobreviveu em torres, encontrando-se os mais pobres nos níveis inferiores, subterrâneos, e os mais influentes nos andares acima do nível de água.
O último volume é o mais recente lançamento de Naomi Novik, a autora de várias sagas e histórias fantásticas que aqui com The Summer War apresenta uma curta fantástica centrada numa jovem bruxa que, sem querer, amaldiçoou o próprio irmão.