Este volume de T. Kingfisher decorre no mesmo Universo ficcional de What moves the dead, um pequeno livro que adapta um clássico de terror, The Fall of the House of Usher, em que a autora usa os contornos da história original, mas cria personagens interessantes e adiciona elementos pouco usuais. Este volume decorre na mesma realidade ficcional, centrando-se na mesma personagem, Alex Easton.

Retornado da guerra, dirige-se a Gallacia, mais especificamente à casa de caça que herdeou do pai, no meio da floresta. Acompanhado por um amigo, percebe rapidamente que a casa foi deixada repentinamente, não encontrando o caseiro que deveria cuidar do local. Deslocando-se à aldeia mais próxima percebe que o caseiro morreu, mas quando indaga sobre os motivos, é surpreendido por respostas evasivas ou, até, mal educadas.

Acaba por contratar uma nova pessoa para tomar conta da casa, recebendo, também, a famosa micologista que, no volume anterior, tinha ajudado a perceber o mistério de horror com que se deparavam. É neste enquadramento que, todas as noites, estranhos acontecimentos se sucedem, recordando as estranhas circunstâncias em que o caseiro faleceu.

What Feasts at night é um livro pequeno, de narrativa relativamente simples e directa, centrada numa única personagem e na sua perspectiva. A personagem apresenta um sentido de humor peculiar e uma dificuldade de se orientar e falar com estranhos que cria empatia com o leitor. Estes elementos, que já se identificavam no volume anterior, repetem-se aqui.

Mas ultrapassando as semelhanças, há bastante diferenças. O primeiro volume usava referências narrativas do clássico, beneficiando do conhecimento que se tem deste. Este segundo volume desenvolve uma história mais autónoma, apresentando uma criatura ficcional que, todas as noites, capturava o ar das suas vítimas, que acabam por morrer asfixiadas.

Nessa perspectiva este volume é menos interessante do que o anterior, e, ainda que exista crescimento da tensão narrativa, o terror é menos concreto e menos impactante, bem como menos estranho, alienígena e misterioso.

What Feasts at Night é um livro que cruza fantasia com horror para criar uma pequena história, onde o elemento que mais se destaca é a caracterização de personagens. A componente de horror é relativamente leve, com alguns detalhes sobrenaturais ou fantásticos, originais.