Silvia Moreno-Garcia é uma autora de origem mexicana que explora elementos fantásticos da cultura latino-americana para construir algumas das suas histórias. Tal é visível em alguns dos seus trabalhos, como nos que li Mexican Gothic, ou The Tiger Came to the Mountains. A autora tem vencido vários prémios com as suas obras, destacando-se o Locus e o British Fantasy Award para o livro Mexican Gothic, ou o World Fantasy award para a antologia She Walks in Shadows. The Bewitching é o seu trabalho mais recente, mostrando, também, uma forte influência dos elementos tradicionais mexicanos.
A narrativa apresenta a história de três personagens femininas, interligando-as ao longo de décadas em circunstâncias perturbadoras. Inicialmente, alterna-se entre a vida de Minerva, uma estudante, e a da sua avó mexicana, Ava Quiroga. Minerva terá conseguido uma bolsa de estudos para estudar numa Universidade da Nova Inglaterra e paga as despesas trabalhando no campus, supervisionando as instalações e fornecendo apoio logístico.
A sua tese sobre Beatrice Tremblay, que também estudou na mesma Universidade, leva-a a ter contacto com um dos seus livros, nunca publicado, onde conta a história da colega desaparecida em circunstâncias inquietantes. Ainda que alguns acreditem ter fugido com um rapaz, há indícios na história de que algo mais tenebroso pode ter acontecido. É através deste manuscrito que somos introduzidos à história da terceira personagem feminina.
Em paralelo, a história vai apresentando Ava Quiroga, a avó de Minerva que vive no México, na quinta da família que se degrada lentamente, sobretudo após a morte do pai. A visita do tio, um homem charmoso e citadino, parece acelerar essa degradação, com estranhos casos a afectarem a família – circunstâncias que os locais atribuem a bruxaria.
A alternância entre a história das três mulheres permite ir criando tensão em paralelo, demonstrando como as circunstâncias dos acontecimentos são semelhantes, apesar das diferenças de épocas e localização. Ao longo da história cada uma das personagens vai encontrar indícios de bruxaria, sinais que são, por vezes, subtis, e que as fazem duvidar de si mesmas. Tanto Ava como Minerva tentam agarrar-se à racionalidade da ciência, mas acabam por ceder face às evidências, enfrentando quem as tenta manipular e atacar.
Apesar de subtil, o ambiente é de terror. O que parecem coincidências começam a revelar-se sementes de apreensão e até, de medo, com as personagens a sentirem-se progressivamente observadas e perseguidas, duvidando de si próprias – até ao momento em que algo se torna evidente, clarificação que vem, nalguns casos, tarde demais.
Um dos elementos comuns entre a história das raparigas é a forma como a sua identidade feminina é usada para serem remetidas à invisibilidade e ao silêncio. Principalmente com as histórias que decorreram num tempo anterior, como a de Ava e a de Beatrice. Ava é uma jovem do interior mexicano que é conhecida por aluada e, até, irresponsável com as suas tarefas caseiras, e portanto, quem a tenta manipular julga-a fácil de domar. Já Beatrice é dada também como irresponsável e inconstante, talvez até como louca, usando-se os seus medos expressos para criar a teoria de ter fugido com um namorado desconhecido.
Em relação a Minerva, que vive agora num outro tempo, fora da sua localização original, explora-se a fragilidade da sua condição, não tanto como mulher, mas como estrangeira de parcas posses e que, como tal, deve ter uma conduta exemplar e cuidadosa, medindo palavras e comportamentos, se pretende prosseguir com a tese e a sua carreira académica.
Ainda que tenha apreciado a leitura de The Bewitching, gostei mais de Mexican Gothic. Sendo este último uma leitura mais directa e simples (por vezes demasiado, não explorando outras perspectivas), The Bewitching segue no percurso oposto, tentando fazer demasiado em paralelo, e acabando por se demonstrar algo previsível. É uma leitura agradável, sobretudo para quem procura uma história de horror mais pausada e psicológica, mas que não deverá figurar entre as minhas leituras favoritas deste ano.


