Enquanto preparo as listas de melhores leituras de 2025, deixo-vos com uma série de lançamentos nacionais já anunciados. Não é uma lista completa, tendo apenas destacado os que mais me interessaram. Deverei lançar uma segunda lista nos próximos tempos, conforme outras editoras forem fazendo os respectivos anúncios (sei que algumas têm secções marcadas para o início de Janeiro). Também não é uma lista de banda desenhada – vários blogues estão a fazer lançar as listas exaustivas das várias editoras, pelo que a fazer alguma lista dedicada para banda desenhada, destacarei apenas os que mais me interessam.

Comecemos com os três lançamentos da Editora A Barca, anunciados pelo Nuno Gonçalves na sua página Instagram. A editora continua a apostar no terror, com O Inferno que nos persegue, de Andrew Joseph White, e um livro de um dos meus autores favoritos do género (ainda que não seja uma grande leitora dele), Clive Barker, The Hellhound Heart, em português O Vínculo do Inferno. De autoria portuguesa, anunciam ainda E do mar vieram, de Raquel Fontão.

A Relógio d´água, como já é habitual, divulgou o planeamento editorial do primeiro semestre de 2026 (sendo um planeamento não exaustivo e meramente indicativo) onde se destaca o lançamento de The Fall of Hyperion (continuando o lançamento da série de ficção científica de Dan Simmons). Ainda sem data, mas com indicação de direitos adquiridos, vemos possíveis lançamentos interessantes como os restantes da mesma série de Dan Simmons, Edymion e The Rise of Edymion, bem como livros de Octavia Butler (Kindred, Parable of the Sower e Parable of the Talents), e mais livros da indispensável Ursula K. Le Guin, O Tormento dos Céus, The Tombs of Atuan e a adaptação para romance gráfico de Wizard of Earthsea. Não estando no planeamento editorial, mas nas pré-vendas, encontramos As extraordinárias desilusões de Leopold Berry.

Algumas editoras, como a Kathartika, também tem anunciado os seus próximos lançamentos nas suas páginas, começando com os próximos volumes da série O Caminho dos Deuses de Brandon Sanderson: Juramentada, Ritmo de Guerra e Wind and Truth (ainda sem título em português). Também recentemente, a editora anunciou o lançamento da série Sun Eater de Christopher Ruocchio, com os três primeiros volumes: O Império do silêncio, O Uivo das trevas e O demónio branco.

Outra das novidades anunciadas pela editora é a saga Dungeon Crawler Carl do autor Matt Dinniman, que tem obtido extraordinário sucesso internacional, com os três primeiros títulos Carl, o Herói das Masmorras, Carl e o Juízo Final e O livro das receitas do Anarquista. A editora acrescenta também os dois próximos volumes da Saga Nevernight de Jay Kristoff, O Túmulo dos Deuses e A Alvorada Negra. Outra saga que tem tido grande sucesso internacional é a Hierarquia de James Islington, cujo primeiro já tinha sido lançado pela Kathartika. O segundo volume, A força de poucos, aparece anunciado na página da editora.

Mas os lançamentos da Kathartika não se ficam por aqui e na página ainda aparece a indicação do lançamento dos três próximos volumes das Crónicas Lunares de Marissa Meyer (cujo primeiro volume aparece bem recomendado pelo Luís Filipe Silva), Scarlet, Cress e Winter.

Com menos antecipação ou informação, o grupo Leya tem, entre os próximos lançamentos, dois livros de especial interesse. Um deles é A Espada de Kaigen, de M. L. Wang, um livro com bastante sucesso internacional (e que se encontrava já na minha lista de próximas aquisições, estando agora na dúvida para a versão portuguesa) e Sympathy Tower Tokyo de Rie Qudan. Deste última não possuía referências, mas a sinopse rapidamente me convenceu a adquiri-lo.