Enigma – Robert Harris

enigma
do Lat. aenigma < Gr. aínigma, palavra obscura
s. m., descrição metafórica ou ambígua de coisa, tornando-a difícil de ser adivinhada;
aquilo que dificilmente se compreende;
pessoa cujos actos, procedimento e sentimentos são incompreensíveis.

Mas aqui, enigma tem um outro significado – é a designação da máquina usada pelos alemães para codificar as suas mensagens. Estas são transmitidas abertamente, e permitem a coordenação dos submarinos e tropas alemães de uma forma muito fácil.

A demorada descodificação por parte dos ingleses, torna muitas vezes a solução inútil. No entanto, existe um grupo de matemáticos a trabalhar na decifração do código.

É neste cenário que nos aparece Tom Jericho, um génio matemático em criptografia. Após descobrir uma das mais importantes charadas, sofre um colapso nervoso que o leva a retirar-se. No entanto, reviravoltas imprevistas, levam ao seu retorno prematuro à base. Aí, depara-se, não só com um novo criptograma, mas com intrigas de guerra, e com a ex-namorada, Claire, causa da depressão. Estranhos acontecimentos circundam Claire, e Tom ve-se alvo de variadas suspeitas.

A história não se debruça sobre as trincheiras, e as visões mais escabrosas da guerra mas sobre as pessoas que travam a guerra com o cérebro. Tom é daqueles que teria sido um perigo com uma espingarda na mão – mas para si próprio. No entanto, como criptógrafo pode ter um papel mais decisivo na guerra do que um batalhão de soldados.

É um livro que se lê rapidamente, com algumas partes previsíveis, mas outras suficientemente diferentes para manter o leitor interessado. A acção diria qb – movimentado , mas não cansativo. Apesar de enquadrado na colecção de Romance Histórico, também se enquadra facilmente na secção de mistério / thriller, embora muito soft.

Esta é uma história que não se ficou apenas pelo livro – foi adaptada para cinema em 2001, dando origem a um filme com o mesmo nome.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.