Kafka on the shore – Kafka à beira mar – Haruki Murakami

Kafka Tamura, um jovem de 15 anos decide fugir de casa no dia do seu aniversário. Da família apenas conhece o pai, escultor bem sucedido com o qual mantem uma relação fria. A mãe e a irmã mais velha terão saído de casa vários anos antes, e uma profecia proferida pelo pai assombra Tamura. Esquecido o rosto de ambas, parte para uma cidade desconhecida onde encontra o refúgio perfeito – uma biblioteca anteriormente privada, agora aberta ao público. Um espaço acolhedor onde se pode perder o tempo nas mais diversas leituras.

Paralelamente conhecemos Nakata, um velhote cuja infância terá sido marcada por um estranho incidente. Terá feito parte de uma excursão de jovens à montanha, durante a qual todos desmaiam simultaneamente excepto a professora que os levou. Embora os colegas recuperem poucas horas depois, Nakata permanece inconsciente durante vários dias, no final dos quais acorda como uma tábua rasa – sem memória, sem recordações ou conhecimentos. Filho mais velho e semi-renegado pelos pais, vive o seu dia-a-dia de forma simples e atinge a velhice analfabeto e desempregado, sustentando-se com a mísera pensão do governo e um estranho part-time – encontrar animais perdidos, nomeadamente gatos, pois com estes consegue comunicar melhor do que com as pessoas.

As duas personagens deambulam constantemente entre o sonho e a realidade, influenciando-se mutuamente num plano irreal – entre o espírito e a carne , entre o sonho e o pesadelo, as reflexões filosóficas borbulham na história metafórica, na qual as duas personagens se afundam.

A história é estranha, diferente do usual e apesar de toda a fantasia envolvente, é uma obra madura, reflexiva com os seus momentos pesados. Um livro sem dúvida marcante.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Kafka on the shore – Kafka à beira mar – Haruki Murakami

  1. Pingback: Sono – Haruki Murakami | Rascunhos

  2. Pingback: Os Assaltos à Padaria – Haruki Murakami | Rascunhos

  3. Pingback: The Wind-up Bird Chronicle – Haruki Murakami | Rascunhos

  4. Pingback: Novidade: Homens sem mulheres – Haruki Murakami | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.