Silent Hill

Embora conheça o género no qual se integra o filme, não conheço o jogo que lhe terá dado origem – feliz ou infelizmente, já que como filme deve ter sido dos piores, senão o pior que terei visto numa sala de cinema.

No início somos apresentados a uma criança sonâmbula que deambula durante a noite murmurando silent hill enquanto é procurada pelos pais preocupados. Bem, na verdade, apresentados não será o termo mais correcto, já que praticamente não existe qualquer introdução ou apresentação ao filme, passando-se por uma sequência de acções sem sentido que nos levam até à vila assombrada onde a menina se separa da mãe. Não existe sequer a criação de um ambiente misterioso ou de suspense.

Os diálogos, praticamente inexistentes, até poderiam não ter sido mostrados de tão maus que se tornam, e as frases em paredes ou umbrais, que talvez pretendessem causar algum assombro ou impacto, são sequências de palavras desconexas. E se as frases proferidas deixam algo a desejar, também as interpretações não são de todo satisfatórias, e os figurantes, então, são de temer.

Ah. Existem monstros. Conjuntos estranhos pouco originais que lembram múmias que se deslocam com alguns ossos partidos. Mas, cereja em cima do bolo são mesmo as adaptações horripilantes de possíveis fétiches masculinos – enfermeiras de uniforme justo em poses estranhas e cenas que lembram remotamente hentai.

Finalmente, e como se não tivesse sido já dado a entender, nada faz sentido. Ainda que filmes do género estejam normalmente repletos de momentos pouco inteligentes, aqui o nonsense impera do princípio ao fim. E não, nem para rir deu.

9 comments

  1. os filmes de jogos são sempre uma mancha negra no cinema. Não percebo porque é que isto é regra, mas é pena. Existem bons jogos que davam filmes brutais no ecrã prateado, mas para isso era preciso que os realizadores e produtores soubessem capturar a essência do jogo e para isso têm de ser eles mesmos jogadores e gostar de jogos de computador.

    Mas se eu fosse um realizador e me dessem um argumento (qualquer que ele fosse) baseado num jogo de acção (como é o silent hill) não aceitava. Esses argumentos são sempre muito básicos e a essência do jogo reside em jogá-lo e não vê-lo, lol. Outros jogos com histórias mais densas (como o Deus Ex e o Warcraft 3) dariam filmes brutais.

  2. Para ser sincero foi dos melhores filmes baseados em videojogos que já vi.
    Tenho um conhecimento residual da versão playstation (mais da estórinha do que do jogo em si) e não me chocou em nada e até acho que o ambiente está bem conseguido. A premissa do videojogo é andares por um ambiente de visibilidade reduzida, sem saberes o q vem a seguir.
    Acho que se metessem este filme a lutar com todos os Resident Evils, este saía por cima.
    As referências a hentai são naturais bem como o aspecto asiático da coisa. A editora do jogo é a Konami (nipónica) e achei engraçado o simbolismo da bicharada, ou pelo menos conseguires traçar paralelos entre os monstros e as personagens da trama desvendadas no fim.
    SPOILER: Também gostei de n ter acabado bem, com os senhores a dirigirem-se para uma casa com cerca branca e a comprarem um cãozinho para a cachopa.

    Não foi o filme da minha vida (mas também n esperava que fosse), mas já vi bem piores ultimamente como “epic movie” ou “blazing aces” e, dentro do género, o “house of the dead” (também baseado numa licença de jogo).

  3. Bem… pensava que já tinha respondido a este tópico…
    Não conheço o jogo. Filmes do género acho que só vi mesmo o Resident Evil. E … não é que me divertio / distraio mais do que este?

    SPOILER
    apesar de ter preferido o final menos bonitinho, até o achei previsível… :S

    TU foste ver o EPIC MOVIE????? esse só se me pagarem para o ver…

  4. TEM UM PROVÉRBIO POPULAR QUE DIZ: ” PRA QUEM SABE LER UM PINGO É LETRA” OU ” PRA BOM BEBEDOR MEIA PALAVRAS BASTA “.EU CONCORDO COM O TEXTO INICIAL.
    NA MINHA OPINIÃO O FILME( SILENT HILL ), SE TORNOU UM PEGA BOBO QUE APROVEITOU-SE DE PESSOAS QUE SÃO FÃS DO GAME.

  5. Silent Hill foi a melhor adaptação de jogo para um filme com certeza.. tirando a protagonista como mulher.. o filme inteiro foi fiel a história do jogo .. não como fizeram com resident evil que ja ta virando palhaçada.. se sair um segundo filme eu tenho certeza que o diretor ira corrigir todas as falhas..
    se você não jogou o jogo não tem pq meter o pau no filme ja que não teria porque ter sentido sendo que pretendem fazer a continuação.. e no jogo a história só fica clara no 3º da série… eu acho que antes de fazer uma critica as pessoas deveriam procurar saber mais do proposito do filme ,.. foi o mesmo com o Final Fantasy Advent Children.. foi um filme praticamente para os fãs do jogo.. e a critica caiu em cima falando que quem não jogou não intende.. os produtores estão pouco se lixando pra isso.. não é obrigação deles atender ao gosto do mundo inteiro.
    e pra quem axa que o filme tem coisas a mais por favor joguem o silent hill origins~ x;x

  6. Eu acho que quem não jogou Silent Hill, ou quem não é fan, não deve estar aqui a dizer parvoices sobre o filme…

  7. Silent Hill foi um filme muitooo fodaa, pois naum é totalmente ficção, silent hil existe!! fica em portland-Maine(EUA) e varias coisas q tm no filme realmente aconteceram em silent hill

    qm não entendeu é pq qdo viu naum tinha ideia do q era, qm tm uma noção melhor é qm jogou o jogo.

  8. Sou fã de Silent hill desde a infância, acho que o filme ficou ideal pois as histórias da série são realmente confusas e so quem é fã consegue realmente entender.
    O filme teve uma história um pouco diferente da original, porén, Não perdeu o PRINCIPAL da série que é Medo combinado com sangue e ferrugem.. essa é a graça do jogo desde o início da série.
    Prefiro o jogo (é claro) mais adorei demais o filme.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.