Buying a Fishing rod for my grandfather – Gao Xingjian

Este é um pequeno livro de contos de Gao Xingjian, escritor chinês que terá emigrado e adquirido a nacionalidade francesa. Ganhou em 2000 o prémio Nobel e dedica-se actualmente não só à esrita, como à pintura e ao teatro.

No primeiro conto acompanhamos um casal em lua de mel, que deambula sem destino traçado, visitando povoações e montanhas, onde encontram um templo. Apesar da transbordante felicidade do casal, o meio que os circunda não é totalmente amistoso.

Segue-se o relato de um acidente de um autocarro e uma bicicleta. O ciclista, adulto, morre instantaneamente, mas a criança que leva consigo, salva-se inconsciente. Junta-se uma multidão, ouvem-se as conversas – lógicas, casuais ou especulativas.

Por sua vez, o conto que dá nome ao livro, Buying a fishing rod to my grandfather gira em torno da compra de uma cana de pesca para o avo. Com a aquisição, a visita ao local da infância torna-se imperativa, mas uma vez lá, o lago terá sido engolido pela areia que ameaça fazer desaparecer também as recordações de criança.

Como o próprio autor admite, o objectivo da sua escrita não é contar uma história, mas a actualização da linguagem. De um modo geral, a narrativa não se revelou particularmente interessante – o modo como estava escrita também não. Do conjunto, foi exactamente o Buying a fishing rod to my grandfather que mais sentimentos me despertou, mas a impressão final foi a de uma grande indiferença.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.