Watership Down – Richard Adams

Watership Down pode ser descrito resumidamente como um livro sobre coelhos. Das várias descrições que li antes de lhe pegar, foi este aspecto que me intrigou – como poderia uma história que se debruça exclusivamente sobre esta espécie de roedores, ter tanto sucesso. Ficou-me na memória a afirmação de que esta história seria boa demais para crianças. Não concordo. Quanto muito é uma obra que pode ser lida por crianças, que poderão reler com espanto em adultos.

A história roda em torno de dois coelhos que partilham a mesma lura. Nascido da mesma ninhada, são no entanto muito diferentes – Hazel, o mais velho e mais forte pertencerá provavelmente à elite dominante quando crescer; Fiver, o mais novo, é pequeno, fraco e frágil mas possui o dom divinatório.

É por causa da premoniação de um perigo desconhecido que ameaça a coelheira, que ambos resolvem fugir ignorando as ordens do “coelho-chefe”. Conseguem convencer outros a fugir que, temorosos ou descontentes com a situação actual juntam-se à fuga. De início turbulento, a viagem perigosa prolonga-se em busca da terra perfeita dos sonhos de Fiver.

De realçar que nesta história, os coelhos são coelhos. Podem pensar e falar entre eles, mas a sua esperteza é limitada, não possuem tecnologia, nem são tão humanizados quanto em outras histórias. Em compensação o autor desenvolve uma linguagem e uma cultura próprias, com mitologia e expressões características. As histórias contadas são sempre sobre o primeiro coelho, personagem ardilosa, astuta e corajosa que tece sempre incríveis planos não só para proteger a sua espécie, mas para os manter alimentados e livres.

Um livro durante o qual é quase impossível não desenvolver algum carinho e empatia para com estes seres relativamente indefesos. Muito mais do que engraçado ou uma mera história infantil, apesar do aspecto ficcional, a história reflecte um pouco o que é a vida. Como não pretendo estragar o livro a ninguém, do final apenas digo que gostei, o que se tem revelado difícil nos últimos tempos.

4 comments

  1. Um livro sobre Coelhos….
    Lindo
    Um livro para eu ler aos meus filhos assim que eles tenham compreensão para o perceber.

    Inicialmente pensei que seria um livro de fantasia (e é claro que é, mas não nos termos ‘normais’ em que se define fantasia), mas depois percebi que os Coelhos limitam-se a ser Coelhos, embora falem entre si e as suas aventuras são mesmo aventuras que Coelhos selvagens em qualquer ponto do mundo estão a ter neste exacto momento….

  2. os comentário não descrevem a real profundidade do texto. eu li este livro no início da década de 80. até hoje não consegui esquece-lo. não é um livro sobre coelhos, como descrevem.

  3. Ao assistir ao filme “Donnie Darko – Directors Cut, tive o primeiro contato com este livro em forma de uma pelicúla em que Professora apresentava aos alunos da classe de Donnie Darko. Gostaria de saber onde posso compra-lo, pois aqui no Brasil não existe nenhuma publicação. Penso que talvez em Portugal exista alguma livraria que faça a revenda do mesmo via nternet. Desde já agradeço a atenção dispensada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.