Impossible Encounters – Zoran Zivkovic

Este é o terceiro livro de Zoran Zivkovic que leio este ano. Tal como Seven Touches of Music, é um pequeno livro preto, de aspecto apaixonante, que contem seis contos bem estruturados. Em todos as histórias rondam em torno de encontros impossíveis com personagens surreais, entre extraterrestres e personagens de livros.

No primeiro conto, The Window, um homem vê-se num corredor após a sua morte. Mas este não era o tradicional túnel com luz branca, antes um corredor cujas paredes se encontram preenchidas com quadros, inclusive um retrato seu, para o qual ele não se recorda de ter pousado.

The Cone é o conto que se segue. Neste, um jovem sobe diariamente ao topo de uma montanha, onde um dia encontra um outro homem, com o qual tem uma estranha conversa retrospectiva.

Em The Bookshop somos levados a uma livraria de livros de Ficção Científica, cujo dono é um escritor do género. Neste género de estabelecimentos não faltam as visitas de doidos que falam de extraterrestres e de naves espaciais – mas o lunático que naquele dia entra na loja não pertence a nenhum dos grupos habituais.

No conto seguinte, The Train, o vice presidente de um banco apanha um comboio e viaja em primeira classe, esperando que mais ninguém ocupe a sua carruagem. Mas numa paragem remota entra um homem que se revela Deus, e lhe concede a possibilidade de fazer uma pergunta – qualquer pergunta.

Um padre deixa-se adormecer frequentemente no confessionário – para ser acordado por um homem que inverte os papéis da confissão e revela saber mais sobre o padre do que ele próprio se recorda.

Finalmente, em The Atelier, um escritor encontra-se em frente ao monitor do computador, bloqueado, sem conseguir escrever nada há demasiado tempo. Até que uma das personagens do seu livro lhe bate à porta.

Tal como os restantes livros de contos de Zoran Zivkovic, Impossible Encounters reune alguns dos melhores contos fantásticos ou até FC que já li.

4 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.