Lançamentos – Fantásticos e FC (2009-04-07)

Guerra das Salamandras, de Karel Čapek, é considerado um dos clássicos de Ficção Científica, apesar de não ser uma das obras mais falada do género. Publicado em 1936, expõe a história de descoberta de salamandras inteligentes que pouco a pouco se vão habituando aos humanos e ganhando algumas das suas características.

Em portugês o livro teve já três edições distintas, duas pela Caminho e uma pela Livros do Brasil.  Vai ter agora uma quarta, pela Europa-América, com uma capa mais apresentável que a edição da Caminho.

Apesar de possuir um tom satírico, com o qual se tornou conhecido ao prever alguns acontecimentos históricos, não é um livro que me tenha deixado grandes lembranças. Ainda assim, aconselhável para os amantes do género Ficção Científica.

O sexto livro de As Crónicas de Allaryia, de Filipe Faria, é o lançamento do mês pela Editorial Presença. Desta saga apenas li os primeiros três e tenho a dizer sucintamente que não pretendo ler os restantes: um misto entre várias histórias fantásticas conhecidas, não me atraiu o suficiente para continuar a leitura pelo dobro dos volumes.

Deixo aqui a sinopse para os potenciais interessados:

Os deuses estão mortos, e a sua queda deixa Allaryia à beira de uma espiral de desordem e destruição. As sementes dos planos d´O Flagelo germinam em segredo, e Aewyre Thoryn e os seus companheiros são os únicos que estão cientes da insidiosa ameaça, bem como os únicos em condições de a combater. Dá-se então início a uma desesperada corrida contra o tempo, enquanto servos renegados de Seltor conspiram para levarem a cabo a queda de Ul-Thoryn. Uma ameaça de tempos imemoriais acerca-se entretanto da Pérola do Sul, ameaçando cortar pela raiz a resistência contra O Flagelo. Este é ponto de viragem da Oitava Era, após o qual nada será como dantes em Allaryia, que neste sexto volume levanta a parada num inesquecível épico de acção e aventura.

Pela Saída de Emergência há que realçar dois lançamentos: Clube de Patifes e o segundo volume de O Caderno Secreto de Leonardo.

O Caderno Secreto de Leonardo, de Jack Dann, é o livro que já tive oportunidade de rever, num outro post.  Publicado em português em dois volumes, reconta a história de Leonardo da Vinci, aproveitando alguns anos não documentados da sua vida, para explorar a faceta de inventor e engenheiro.

Desta forma, desenvolve um Leonardo da Vinci que se terá aventurado no Ocidente e tido a oportunidade de desenvolver e aplicar as suas invenções para as quais apenas conhecemos os esboços em papel amarelado.

Por sua vez, Clube de Patifes (em inglês Crook Factory) um livro de Dan Simons, o mesmo autor de A Canção de Kali (em português publicado também pela Saída de Emergência), um dos melhores livros de horror que já tive a oportunidade de ler.

Clube de Patifes parece, no entanto, ser um livro bastante diferente, quase um misterioso thriller:

Cuba. 1942. Ernest Hemingway descobre um segredo tão perigoso que só há uma fuga possível: o suicídio. Um thriller soberbo baseado em factos verídicos e com uma versão arrepiante para a verdadeira razão da morte do escritor.

No Verão de 1942, Joe Lucas, agente do FBI, chega a Cuba por ordens de J. Edgar Hoover para manter Hemingway debaixo de olho. O famoso escritor reunira um grupo, a que chamara Clube de Patifes, para se envolver num perigoso jogo amador de espionagem. Mas é então que Lucas e Hemingway, contra todas as expectativas, descobrem informações secretas vitais… e o jogo torna-se verdadeiramente mortal. Em Clube de Patifes, Dan Simmons desenvolve os factos conhecidos e transforma-os numa grande obra de suspense histórico nas paisagens sensuais da Cuba dos anos quarenta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.