Fábulas do Tempo e da Eternidade é uma pequena colectânea de Cristina Lasaitis, que reune 12 contos de Ficção Científica e Fantasia. Publicada pela Tarja Livros, espero le-lo em breve.

O livro que se segue, The Palace of Dreams, é da autoria de Kadare (escritor albanês) – uma alegoria ao totalitarismo que decorre na capital do Império Otomano, escrito (conjuntamente com outras obras) como um ataque às doutrinas do regime comunista.

As cidades alternativas, fantásticas e duplas estão decididamente na moda no estilo fantástico. A par com The City & The City (de China Mieville), The Other City de Michal Ajvaz tem sido um dos livros mais referidos ultimamente.

No livro de Mieville, duas cidades co-existem espacialmente, mantendo-se separadas apenas porque os habitantes são forçados a ignorar tudo o que faça parte da outra cidade. The Other City baseia-se também na existência de uma cidade alternativa sob outra cidade, neste caso uma Praga surreal:

Borgesian cohort of freakish creatures, talking birds and eccentric city dwellers lurk on the margins of an alternative Prague. An unnamed protagonist learns that a book written in an unearthly language is an opening to a dangerous world that is just around the corner from normal life. More and more frequently, the protagonist stumbles across scenes from the other city—he spies on an inscrutable religious service, is treated to a lecture on the subject of Latest Discoveries about the Great Battle in the Bedrooms.

Greg Bear é o autor de Blood Music, um excelente livro de Ficção Científica que faz parte da colecção 8 Future Classics. Em busca de algo mais do mesmo autor, resolvi-me por Sleepside, uma colectânea de 9 contos que inclui histórias como Petra ou The White Horse Child.

The Rhinoceros Who Quoted Nietzsche and Other Odd Acquaintances é também uma colectânea, mas de Peter Beagle. Este é o terceiro livro que leio este ano do autor, e ainda que não o mais famoso dele, The Last Unicorn, não me tenha fascinado, gostei bastante das histórias curtas de We Never Talk About My Brother.

Este é o livro que estou a ler.

Vencedor do Crawford Award, e finalista do Mythopoeic Award, Pandemonium retorna aos anos 50, modificando a realidade da época. A premissa é simples – várias pessoas são possuídas por entidades estranhas com peculiares poderes, entre elas Philip K. Dick.

All the Windwracked Stars é o meu primeiro livro de Elizabeth Bear, o início de uma trilogia, ainda que possa ser lido isoladamente. Em resumo, é um épico – a história de uma batalha infinita num mundo que renasce após cada apocalipse, palco do encontro e desencontro de deuses e figuras míticas. Com bases na mitologia nórdica não é uma história feliz – as personagens são mais velhas do que o próprio mundo e consigo carregam recordações, conhecimentos e medos alienígenas a qualquer mortal.

Tim Lebbon é outros daqueles famosos autores de horror fantástico que desconheço. As the Sun Goes Down contém várias histórias, cujo único ponto em comum será o potencial para perturbar o leitor, corrompendo as noções de amor, vida, natureza, beleza ou inocência. A total lista de conteúdos pode ser visualizada no site da editora.

Também dentro do género horror encontra-se Chaos, pela Underland Press – um thriller psicológico, do qual se encontram alguns excertos disponíveis para leitura. Escober não é verdadeiramente o nome do autor, mas o nome pelo qual escreve o casal Berry Verhoef e Esther Verhoef.

Seguem-se mais dois livros do género horror – The Imago Sequence e The Strain. O primeiro é um conjunto de nove histórias, algumas nomeadas para o World Fantasy Award ou para o International Horror Guild Award. The Strain foi o livro terminado recentemente. Da autoria de Guillermo del Toro e Chuck Hogan, é o início de uma trilogia que recorda filmes de horror de série B. Os vampiros existem, mas com características bem diferentes daquelas às que estamos acostumados. Sem romantismos, com mandíbulas tão flexíveis quanto as das serpentes, são na verdade mortos vivos de baixa complexidade biológica movidos pela sede de sangue. Um velho vampiro invade os Estados Unidos e rapidamente converte vários humanos com os quais constroi um exército.