Shelves (37)

No início deste conjunto podem ver Steampunk, uma colectânea de histórias no género steampunk, onde podem encontrar autores como Fábio Fernandes (autor de Os Dias da Peste), ou Jacques Barcia, lançada pela Editora brasileira Tarja. Sobre os contos, podemos encontrar um pequeno resumo no site da editora:

Fábio Fernandes apresentou uma adaptação primorosa do complexo de Frankenstein, com uma visão fascinante de um futuro onde a sociedade divide seu espaço com a maquinidade. Alexandre Lancaster cedeu uma narrativa com ares de ficção científica, onde a ciência aponta que somente pode ser vista com simpatia se for inofensiva, caso contrário, torna-se uma maldição. Claudio Villa arremessa o leitor para o mar, singrando suas águas acima e abaixo, em busca de um tesouro que leva o leitor aos ares do terror lovecraftiano. Jacques Barcia nos dá um conto “estranho”, unindo o drama da guerra, máquinas quase humanas e seres inacreditáveis da mitologia em um caldo que realmente proporciona uma nova criação. E Flávio Medeiros encerra as páginas da obra com chave de ouro, mostrando os clássicos dirigíveis e submergíveis em um drama de honra que certamente agrada muito aos apreciadores do gênero.

Segue-se Boneshaker, uma história fantástica também enquadrada no género steampunk que cruza invenções na época victoriana, numa cidade caótica, isolada por um muro como resultado da libertação de um gás tóxico que transforma os seres humanos em zombies rápidos e acéfalos. Esta é uma história simples mas movimentada, com tecnologia movida a vapor, dirigíveis e cientistas malucos, onde podemos encontrar episódios de grande tensão. Embora não seja o melhor livro em que peguei este ano, encontra-se entre os melhores até agora.

O Evangelho do Enforcado é o novo livro de David Soares, publicado pela Saída de Emergência, um romance que cruza a história e a fantasia, em torno dos painéis de São Vicente. Segundo o site da editora, este é um retrato da vida em Lisboa no final da Idade Media:

É, também, um retrato pungente da cobiça pelo poder e da vida em Lisboa no final da Idade Média. Pleno de descrições vívidas como pinturas, torna-se numa viagem poderosa ao luminoso mundo da arte e aos tenebrosos abismos da alienação, servida por uma riquíssima galeria de personagens.

O volume seguinte é um livro de Christopher Moore, o próximo a ser lançado pela Gailivo, Cordeiro, o Evangelho segundo Biff. Este é, dos que li até agora, o mais longo livro do autor.

Este será o evangelho escrito pelo melhor amigo de Jesus Cristo, Biff, que o terá acompanhado desde a infância. Apesar de leal, Biff é um rapaz irónico que pretende ser o próximo idiota da aldeia, profissão de fácil sustento e pouca preocupação. Ainda que seja uma história leve, é caracterizada por uma inteligente demência.

Flashforward é o livro que terá dado origem à série, ainda que tenha algumas diferenças. No livro seguimos um grupo de cientistas do CREM que estará a tentar criar o bosão de Higgs. Na hora marcada, ao invés de ser gerado o bosão, todos os seres humanos do planeta desmaiam durante 1 minuto e 43 segundos. Durante o desmaio sonham com o futuro, cerca de vinte anos depois.

Da autoria de J.Sawyer, o livro centra-se sobretudo nos cientistas responsáveis pela experiência, assim como nas teorias da física em torno do fenómeno, não deixando de explorar o lado humano: após visualizarem o futuro, algumas pessoas deixam-se levar pela suposta inevitabilidade dos acontecimentos, outros tentam mudar o curso dos acontecimentos.

O livro de Javier Negrete, La Gran Aventura De Los Griegos , faz-nos viajar pela Grécia, ao longo de quatro épocas, A Idade das Brumas, A Época Arcaica, A Época Clássica e Alexandre, cada uma desta partes ramificando-se em várias histórias.

Segundo o autor esta será uma viagem divertida, ainda que, sempre, historicamente correcta. No site oficial da editora e no blog podem encontrar mais informação sobre o livro:

Leónidas, rey de Esparta y comandante de los 300 espartanos que murieron en las Termópilas. Pericles, primer hombre de Atenas y campeón de la democracia. Alejandro Magno, el general más famoso de todos los tiempos que a los 33 años había conquistado el mayor imperio. Estos y muchos más, como Minos, Dracón, Temístocles, Pitágoras, Sócrates o Epaminondas, son algunos de los personajes más famosos de la historia universal, y son griegos.

As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy é o muito falado livro de banda desenhada de Juan Cavia e Filipe Melo, lançado pela Tinta da China:

O livro é a história maravilhosamente ilustrada e bem contada de um distribuidor de pizzas chamado Eurico e das suas aventuras numa Lisboa infestada de monstros. A sua moto é roubada (e o seu trabalho a distribuir pizzas depende dela!), o que o obriga a recorrer aos serviços de Dog “Investigador do Oculto” Mendonça. A eles junta-se Pazuul, uma menina que não é o que parece, e a cabeça de uma Gárgula que fala pelos cotovelos. Entretanto, as crianças de Lisboa estão a ser raptadas durante a noite! Sob as ruas da cidade, o pior de todos os monstros está a trabalhar arduamente para levar a cabo o seu plano maléfico. Quem será ele? Bem, suponho que vão ter mesmo de ler para descobrir…

O penúltimo é um exemplar da revista Bang, da Saída de Emergência, que retorna agora ao formato papel. Nesta podem encontrar histórias de Richard Matheson, Gerson Lodi-Ribeiro ou Vasco Curado, e crónicas de David Soares, António Macedo, João Barreiros e Nuno Fonseca.

No fim, A Metrópole Feérica, o primeiro volume de Terra Incógnita de José Carlos Fernandes e Luís Henriques:

Um Atlas Ilustrado de Criptogeografia. Completo e fidedigno inventário cartográfico de cidades desaparecidas, impérios fabulosos, reinos utópicos & outras ocorrências lendárias, complementado por profusa anotação versando trajes, máscaras cerimoniais & chapéus insólitos, monumentos funerários para animais de estimação, sacrifício ritual de gadgets.

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.