Homenzinhos Livres – Terry Pratchett

The Discworld é o nome de uma das mais conhecidas séries fantásticas, da autoria de Terry Pratchett, que decorre num mundo imaginário de forma esférica suportado por quatro elefantes no topo de uma tartaruga. Misturando absurdo com crítica social, a colecção conta com mais de 30 livros, de leitura leve e divertida.

Homenzinhos livres (The Wee Free Men, em inglês) é um dos títulos que pertence à secção mais jovem de Discworld, conjuntamente com A Hat Full of Sky ou Wintersmith.

Na quinta dos Dores estranhos acontecimentos se sucedem: um monstro no lago é atraído pelo bebé, e pequenos homenzinhos aparecem a Tiffany, uma jovem estranha mas determinada. Tentando descobrir qual o monstro que surgiu no lago, Tiffany dirige-se às barracas dos professores onde, a troco de alguns alimentos  dão algumas lições.

Na barraca que acaba por escolher encontra uma professora diferente, uma bruxa mascarada que pretende descobrir quem é Tiffany de forma a ajudar a expulsar os monstros que vão aparecendo, e que lhe pede para esperar por ajuda. No entanto, quando o seu pequeno irmão é raptado pela Rainha das Fadas, aproveita a ajuda dos homenzinhos livres, e decide-se a entrar no reino mágico e maldito para resgatar o rapaz.

Pintando as bruxas como mulheres inteligentes e práticas que raramente usam a magia, explica porque serão mais odiadas do que os mágicos, ao dizerem o que será e não aquilo que os outros querem ouvir em relação ao seu futuro. Sem ser nenhuma obra prima, é uma leitura rápida, leve e divertida que, apesar de direccionada para os mais jovens, também entretém os adultos, mas sem cair nos absurdo exagerado que podemos encontrar noutros livros da mesma série.

4 comments

  1. O “absurdo exagerado que podemos encontrar noutros livros da mesma série” foi o que tornou Terry Pratchett um dos mais conceituados autores de fantasia de todos os tempos, com milhões de leitores em todo o mundo. Bastou esta frase para perceber o que a Cristina percebe do assunto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.