Comandante Serralves – Despojos de Guerra

IMG_2156

Confesso que quando recebi o livro não sabia o que esperar. Ficção científica com guerras espaciais não é muito o meu género e uma história contada a seis mãos auspicia um grande desastre ou uma grande coordenação. Felizmente, desastre não encontrei, antes uma boa e divertida bistória centrada numa peculiar personagem: Comandante Serralves.

Veterano de outras guerras (contra alienígenas invasores), Serralves é o homem das mil vidas, saltando de corpo em corpo, graças a uma nanotecnologia bastante avançada que lhe permite manter as memórias após cada morte. Comanda agora a resistência ao Império humano no Sistema Solar, Império tirano este que tudo pretende estandardizar não são permitidas divergências culturais ou ideológicas.

Conhecemos o comandante em Métodos de Evasão, a primeira missão contada por Carlos Silva, carregada de acção e reviravoltas: um bom começo que promete muito mais do que estava à espera. Segue-se Sinais de Victor Frazão, a minha aventura favorita do conjunto, ainda que tenha episódios desnecessários (não que esteja a apregoar o puritanismo, mas não vi a necessidade das cenas sexualmente explícitas). É nesta história que conhecemos um pouco da origem do Comandante, acompanhando-o a uma das cidades resistentes ao Império (por ser quase invisível).

Dogson, de Inês Montenegro mostra-nos mais um renascer de Serralves, um curto episódios que, a meu ver, não acrescenta grande coisa ao quadro global. Segue-se Despojos de Guerra, novamente de Carlos Silva, outra grande aventura onde o comandante segue a origem de uma arma de plasma alienígena, encontrando oficiais do Império. Novamente uma grande aventura carregada de acção e reviravoltas.

Das Eigentum de Ana Ferreira destoa de todas as restantes ao ter como personagem principal um alienígena perdido numa lixeira humana, um Plissado passivo que reage positivamente às crianças humanas. Um pequeno episódio que ajuda o conjunto a ganhar corpo e história. A Guerra Esquecida de Joel Puga acompanha um novo acordar de Serralves, desta vez no corpo de uma mulher: um acordar bem a tempo de evitar que tecnologia alienígena bastante avançada caía nas mãos do Império.

Na última história, Static Falls de Rui Leite, Serralves num corpo jovem e a companheira de longa data entram numa colónia humana isolada e estagnada no tempo (século XX). Aqui encontram uma mistura entre tecnologia humana e alienígena, controlada por uma inteligência artificial que mostra sinais de loucura.

Apesar de escritos por seis pessoas diferentes, os sete episódios sucedem-se (na sua maioria) coerentemente, pelo que é difícil tecer uma crítica a cada uma dos episódios. A personagem principal que dá nome ao livro é um homem complexo pelos séculos que já viveu, passando de corpo em corpo, sempre no auge da sua capacidade física. História após história ficamos a conhecer não só o homem como o mundo que o rodeia, um mundo que, apesar das tentativas do Império, apresenta, ainda, muitas facetas diferentes.

O conjunto torna-se bem sucedido não só pelos episódios, mas pela unidade que apresenta na sua maioria, algo difícil de concretizar. A edição é agradável, destacando-se negativamente os seguintes detalhes: o índice está desfazado e a capa não apresenta o nome dos autores, sendo que o título se apresenta em três tipos de letras diferentes. Tirando estes detalhes negativos, a capa foi bem conseguida, optando por um aspecto mais sóbrio ao invés de desenhos ou imagens amadoras que caracterizam até algumas edições profissionais do género.

 

6 pensamentos sobre “Comandante Serralves – Despojos de Guerra

  1. Pingback: Comandante Serralves - Despojos de Guerra | Fic...

  2. Pingback: Eventos: Fórum Fantástico – Novidades e Programa | Rascunhos

  3. Pingback: Eventos: Fórum fantástico – dia 2 | Rascunhos

  4. Pingback: Pedindo histórias de ficção | Rascunhos

  5. Pingback: Universos Literários – Vários autores | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s