Comandante Serralves – Expansão

Quase 4 anos depois de lançado Comandante Serralves – Despojos de Guerra, surge este Comandante Serralves – Expansão, apresentando mais histórias no mesmo Universo. Para quem não conhece trata-se de um futuro distante em que a humanidade se viu obrigada a unir contra uma invasão alienígena. Após a guerra mantém-se um Império, A Aliança, que pretende a uniformização de hábitos e culturas como forma de manter os seres humanos unidos – mas este objectivo é, também, aquilo que elimina a variedade psicológica e cultural, e, em última análise aquilo que pode acabar com a individualidade.

Tal como na antologia anterior as histórias são independentes, mas ao decorrerem no mesmo Universo são coerentes entre si e podem conter detalhes que são apresentas noutras histórias. Esta antologia abre com um conto de Rui Bastos, O entrelaçamento electroquântico de que são feitas as lendas, que nos conta como surgiu a lenda, o homem cuja consciência é transferida de corpo em corpo após a sua morte, custando a consciência de um rebelde que se voluntariou para receber, no seu corpo, a consciência de Serralves.

Lançamento do livro no Palácio Baldaya em Benfica

Em Visita de Médico de Fernando Queirós a história incide no sogro de Serralves, um juíz da Aliança que não vê a união da filha com bons olhos. O conto começa com o aparecimento da filha, grávida, em sua casa, onde irá permanecer por alguns dias. Simultaneamente, é uma época de elevada tensão, com os militares a ocuparem as instalações onde trabalha –  mas o juíz só tem olhos para a sua filha.

O terceiro e último conto do conjunto é Pesadelo a 40 anos luz de Ricardo Dias. Trata-se de um conto bastante diferente dos restantes que apresenta Serralves numa missão para além do Sistema Solar! Pois é! Os seres humanos saem do sistema, mais propriamente, a equipa de Serralves possui uma nave com tecnologia alienígena que resolve testar numa viagem de longa distância – mas não sabem que a tecnologia usada para a viagem atrai entidades parasitas que comem qualquer tipo de energia.

A qualidade dos três contos presentes nesta pequena antologia encontra-se muito acima do que é usual para uma compilação nacional. Se já achava que a anterior tinha sido muito bem conseguida contando com as dificuldades de manter coerentes várias histórias de autores diferentes num mundo Universo, neste volume as histórias têm vida própria, ultrapassando o problema de muitos autores em apresentar apenas episódios.

Poucas, mas boas. Tratam-se de histórias envolventes que conseguem desenvolver, com sucesso, as personagens que apresentam – a tecnologia pode ser bastante mais desenvolvida, a humanidade pode ter sobrevivido a um confronto com alienígenas, mas os seres aqui representados continuam a ser reconhecíveis como tal. Para além do conteúdo há a realçar a capa, trabalho de Edgar Ascensão, conhecido pelos seus formidáveis posters caseiros de filmes.

Comandante Serralves – Expansão foi publicado pela Imaginauta.

Um pensamento sobre “Comandante Serralves – Expansão

  1. Pingback: Resumo – 2º trimestre de 2018 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.