The Situation – Jeff Vandermeer

the situation

Enquanto a mais recente trilogia de Jeff Vandermeer faz furor em 17 países (NTY-bestselling), cá é um nome pouco conhecido, tendo apenas dois trabalhos publicados em português : A transformação de Martin Lake & Outras histórias e Almanaque do Dr. Thackery T. Lambeshead de Doenças Excêntricas (ambos excelentes, já agora).

Publicado em 2008, The Situation é uma pequena e espectacular noveleta de Jeff Vandermeer, uma história surreal e envolvente que é, na prática, bastante real se conseguirmos ver por detrás das transformações físicas que envolvem quer as personagens, que ros objectos. O enredo centra-se num escritório de uma grande empresa, mais especificamente numa pequena equipa em que os membros, além de um projecto comum, desenvolvem projectos individuais.

Tudo parece correr sobre rodas, até que um dos elementos de equipa é transferido para outra área. Sob um manager incompetente, os elementos que até se davam como amigos, partilhando momentos fora do horário laboral, perdem o elemento agregador, começando a divergir, tanto em objectivos individuais, como no projecto em curso. Quando se estabelece uma aliança entre dois dos elementos, inicia-se a hostilização do terceiro.

Claro que, sendo uma história de Jeff Vandermeer, nada poderia ser assim tão simples. Devagar percebemos que a cidade sofreu alguma catástrofe e que, o jovem trabalhador, vê aquela empresa como uma segunda casa. Por outro lado, os trabalhadores pouco têm de humano, mudando de aparência como quem muda de humor. Os projectos, esses, são ainda mais fantásticos, projectos de escaravelhos que ajudam as crianças a aprender, ou de peixes que, engolindo estudantes lhes ensinam capacidades matemáticas.

Sob a capa de toda a surrealidade, está a verdadeira história – a forma como colegas de trabalho pouco honrados interceptam mensagens de outros com intuitos malévolos, onde as amizades são apenas aparentes para alguns – meras alianças oportunísticas. Talvez por isso haja personagens que literalmente mudam de aspecto várias vezes ao dia, e outros que adoptam uma aparência animaléstica, cada vez mais distante e fria.

The Situation encontra-se disponível gratuitamente. Caso gostem, podem também encontrar uma pequena banda desenhada no site TOR.com.

 

5 pensamentos sobre “The Situation – Jeff Vandermeer

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Fevereiro de 2015 (2) | Rascunhos

  2. Pingback: Borne – Jeff Vandermeer | Rascunhos

  3. Pingback: The Strange Bird: A Borne Story – Jeff Vandermeer | Rascunhos

  4. Pingback: The world is full of monsters – Jeff Vandermeer | Rascunhos

  5. Pingback: Os mundos decadentes de Jeff Vandermeer | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.