The Strange Bird: A Borne Story – Jeff Vandermeer

The Strange Bird decorre na mesma realidade que Borne, ou seja, um mundo apocalíptico em que as grandes empresas de biotecnologia construíram uma série de seres poderosos dos quais perdem o controlo. Capazes de comunicar e transmitir pensamentos entre eles, estes seres são valiosos não só por terem capacidades de vários animais (cruzando genes de, por exemplo, aves com lulas) mas por poderem constituir boas fontes de proteína, num mundo de escassez.

Ainda que não seja necessário ter lido Borne para compreender os acontecimentos que decorrem em The Strange Bird, a verdade é que ajuda a entender a linha cronológica e a perceber a realidade em que a história decorre. A ave estranha na qual a história se centra foi criada em laboratório e quando o monstro (criado pela companhia) se revolta contra os seus criadores, a ave é o único dos seres produzidos que não é comido pelos cientistas enclausurados e esfomeados.

Com uma capacidade de compreensão muito acima do que é suposto para uma ave (pois contém, também, uma componente humana na sua constituição), capaz de reproduzir sons e falas (como um gravador) e belíssima, a ave vai sendo capturada e enclausurada, conseguindo libertar-se até encontrar alguém que a transforma em algo estático.

Valorizada ora pela beleza, ora pelas capacidades oriundas dos genes diferentes que possui, a ave tem um único objectivo na sua vida – um objectivo que vai sendo bloqueado pelos que encontra enquanto se recorda de memórias de uma pessoa que há muito já não existe.

A narrativa de The Strange Bird centra-se na belíssima ave mas fornece rápidos vislumbres das personagens de Borne e resolve alguns dos mistérios da história principal, enquanto nos mostra alguns espaços fora do cenário constrito de Borne. Sendo histórias independentes e narrativamente bastante diferentes complementam-se para dar uma maior dimensão ao mundo explorado em ambas.

The Strange Bird começa como a história de um ser inocente apesar da destruição que o rodeia e torna-se numa história de transformação involuntária que leva ao adiamento sucessivo dos objectivos para os quais foi programado. Capaz de nos fazer sentir empatia para com tão estranho ser, The Strange Bird é uma história coesa com um final agri-doce.

Para os interessados em conhecer um pouco mais deste estranho mundo construído por Jeff Vandermeer, existe um Bestiário!! Eis o link!

Outros livros do autor

Um pensamento sobre “The Strange Bird: A Borne Story – Jeff Vandermeer

  1. Pingback: The world is full of monsters – Jeff Vandermeer | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.