Wastelands: Stories of the Apocalypse (Parte 3)

wastelands

(continuação de:

Part 1: The End of The Whole Mess de Stephen King, Salvage de Orson Scott Card, The People of Sand and Slag de Paolo Bacigalupi, Bread and Bombs de M. Rickert;

Part 2: How We Got In Town and Out Again  de Jonathan Lethem, Dark, Dark Were the Tunnels de George R. R. Martin, Waiting for the Zephyr de Tobias S. Buckell, Never Despair de Jack McDevitt, When SYSADAMINS Ruled The Earth de Cory Doctorow)

Imaginem que os animais, à semelhança das bactérias, conseguiam incorporar pedaços de DNA estranho no seu próprio genoma. Assim parece ser em The Last of the O-Forms de James Van Pelt, onde, sem justificação aparente, todos os animais que nascem se apresentam demasiado discrepantes quando comparados com os progenitores. Permanecem as figuras anatómicas básicas (pernas, boca ou olhos), mas uma vaca origina, por exemplo, um ser cruzado com um crocodilo. Não uma quimera, com parte do corpo de cada um, mas um misto na sua totalidade.

The Last of O-Forms

De animal estranho em animal estranho, um homem construiu um pequeno circo ambulante. Acompanhando-o, encontra-se uma criança que é, afinal, muito mais velha do que parece. De inteligência desmedida, ela é aparentemente humana, mas é um dos novos seres. De cidade em cidade, o dono do circo tenta substistir num mundo em que o que começa a ser raro são os seres originais. Sem ser tão extraordinária como as histórias de George R. R. Martin ou Cory Doctorow, é uma abordagem interessante, explorada de forma inteligente. Caso estejam interessados, este conto encontra-se foi lido no site Drabllecast.

Em Artie’s Angels de Catherinne Wells o cenário é o vulgar mundo radioactivo, que leva os seres humanos a isolarem-se em cúpulas, onde se organizam de acordo com o status social. O que é diferente nesta história é abordagem humana. Artie, apesar de habitar numa das zonas mais pobres, é um visionário, que vê, na ocupação, uma forma de fugir à vida criminosa. Líder nato, consegue influenciar um grupo de crianças a segui-lo. Inteligente, aprende a construir bicicletas que distribui pelos elementos do seu grupo, tornando-os aptos a fugir aos gangs e constituindo um grupo de transportadores, reconhecido até pelos mais favorecidos.

drabblecast_257_jerel_dye-250x250

Retirado do Drabblecast, onde podem encontrar gratuitamente, uma versão audio do conto Judgement Passed

 

O Dia do Julgamento passou. Fora da Terra um grupo de astronautas em missão falha o evento. Quando finalmente se vêem na Terra, descobrem que são os únicos seres humanos do planeta. Incrédulos com os relatos dos jornais, não sabem como proceder: se devem rezar para que Deus se lembre da sua existência, ou se devem permanecer silenciosos e aproveitar o planeta. Assim é Judgment Passed de Jerry Oltion, uma história memorável pela ironia que expressa através dos membros da expedição que, originalmente ateus, se vêem confrontados com algo que nunca esperariam.

Em Inertia de Nancy Kress, a população divide-se entre os afligidos, contaminados por uma doença desfigurativa mas não letal que vivem pacificamente isolados; e os saudáveis, que permanecem num mundo conflituoso de escassez e crise económica. Aceitando a condição que os separa, os afligidos dividem irmamente todos os recursos que possuem, sem guerras nem disputas, o que, na sua condição de isolamento é estranho o suficiente para que alguns cientistas os estudem.

Entre estas histórias encontra-se Still Life with Apocalypse de Richard Kadrey, uma história banal onde a tensão entre os seres humanos dá origem a um evento em cadeia de violência, de tal forma que termina a civilização; Mute de Gene Wolfe é um pequeno puzzle, aberto a várias interpretações onde duas crianças parecem incurraladas e sozinhas no mundo;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s