E porque nem sempre me dá para ler os livros pela ordem correcta e até porque, neste caso, não há grande diferença, acabei por ler o mais recente volume de A Enciclopédia da Estória Universal, Mar, antes deste Arquivos de Dresner. O estilo é o mesmo dos restantes volumes de A Enciclopédia, pequenas histórias interligadas contadas por ordem alfabética, que vão construindo uma história maior a cada entrada.
A primeira grande história que vai ecoando pelo restante volume é a de um homem que, obsecado com a poesia de Petar Stramboliski, acaba por visitar a tribo Obokowo, onde o poeta terá vivido nos seus últimos dias. Admirado pela peculiar filosofia de vida da tribo, vai-nos contando pequenas e fascinantes histórias rocambolescas.
Entre tartarugas bicéfalas e atletas que param a meio de importantes corridas, encontramos Sr. Abbott Abbott em exercícios temporais e pequenos trechos de sabedoria índia, intercalados com poemas de Stramboliski discorridos por um pássaro.
Apesar de ter apreciado mais as histórias presente no volume Mar (talvez por causa da temática, mais dada a pensamentos perdidos), Arquivos de Dresner, surpreende sobretudo ao partir da influência de um livro na vida de um homem, e nas passagens centradas nos Obokowo. Como sempre, divertido, inteligente e leve, mas que não se confunda esta leveza com falta de conteúdo – cada pequena passagem pode dar origem a pequenos sorrisos ou pensamentos mais profundos.