Arquivos de Dresner – Afonso Cruz

IMG_4583

E porque nem sempre me dá para ler os livros pela ordem correcta e até porque, neste caso, não há grande diferença, acabei por ler o mais recente volume de A Enciclopédia da Estória Universal, Mar, antes deste Arquivos de Dresner. O estilo é o mesmo dos restantes volumes de A Enciclopédia, pequenas histórias interligadas contadas por ordem alfabética, que vão construindo uma história maior a cada entrada.

IMG_4603

A primeira grande história que vai ecoando pelo restante volume é a de um homem que, obsecado com a poesia de Petar Stramboliski, acaba por visitar a tribo Obokowo, onde o poeta terá vivido nos seus últimos dias. Admirado pela peculiar filosofia de vida da tribo, vai-nos contando pequenas e fascinantes histórias rocambolescas.

IMG_4593

Entre tartarugas bicéfalas e atletas que param a meio de importantes corridas, encontramos Sr. Abbott Abbott em exercícios temporais e pequenos trechos de sabedoria índia, intercalados com poemas de Stramboliski discorridos por um pássaro.

IMG_4599

Apesar de ter apreciado mais as histórias presente no volume Mar (talvez por causa da temática, mais dada a pensamentos perdidos), Arquivos de Dresner, surpreende sobretudo ao partir da influência de um livro na vida de um homem, e nas passagens centradas nos Obokowo. Como sempre, divertido, inteligente e leve, mas que não se confunda esta leveza com falta de conteúdo – cada pequena passagem pode dar origem a pequenos sorrisos ou pensamentos mais profundos.

2 pensamentos sobre “Arquivos de Dresner – Afonso Cruz

  1. Pingback: Mil Anos de Esquecimento – Afonso Cruz | Rascunhos

  2. Pingback: Bibilioteca de Brasov – Afonso Cruz (Enciclopédia da Estória Universal) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.