Collected Fiction – Hannu Rajaniemi

collected fiction

Iniciar uma nova trilogia de ficção científica não é algo que, de momento, me atraía. É por esse motivo que tenho adiado a leitura de The Fractal Prince, primeiro livro de Hannu Rajaniemi que o destacou nas editoras anglo-saxónicas ao ser nomeado para vários prémios internacionais. Tendo tido a oportunidade de ler uma colectânea de histórias do autor, não hesitei e, mesmo extensa, é excelente, apesar de impregnada de estranha – nem os cenários, nem os contextos são rotineiros, e muito menos o final.

Entre as histórias encontramos algumas que exploram de forma bastante intensa a tecnologia -mundos sem vida criados por servidores que aguardam quem os ocupe (The Server and The Dragon) ou um pequeno mundo criado em torno de uma única jovem continuamente vigiada em Tyche and the Ants. Noutros a tecnologia é uma forma de reclusão como The Jugaad Cathedral ou simplesmente de exploração adolescente de pequenos romances (Shibuya no Love).

Mas se estes excelentes contos se caracterizam por uma intensa exploração do cenário tecnológico sem incentivar a empatia do leitor, o padrão quebra-se com His Master’s Voice (disponível gratuitamente aqui), uma das melhores histórias do conjunto, contada pela perspectiva do cão geneticamente melhorado de um homem que não terá hesitado em criar clones não autorizados de si próprio. Clones que, para os animais de estimação, são confusos, de tão semelhantes fisicamente mas distintos em cheiro.

phantom

Invisible Planets apresenta-nos muitos e diferentes mundos estranhos – civilizações que descobriram o elixir da vida em corpos decompostos, que experimentam a gravidade (e as dimensões) de forma diferente ou que trocam de perspectivas com a capacidade de ver pelos olhos dos outros. Claro que entre todos estes mundos não poderia faltar um feito de livros, num tributo a Cidades Invisíveis de Italo Calvino.

A ligação com os clássicos não termina por aqui. Skywalker of Earth possui fortes reminiscências vernianas, numa excelente e divertida história de rivalidade científica que atravessa várias décadas e galáxias, com cientistas machistas e loucos capturados em fortes ideologias contrárias, clones de mulheres tolas e impossíveis foguetões capazes dos feitos mais impressionáveis.

Nem todas as histórias pertencem ao género de ficção científica. Intercaladas encontramos algumas, como The Haunting of Apollo A7LB que possui elementos fantásticos ou sobrenaturais, ao nos apresentar um fato de astronauta assombrado que obriga, a quem o possui, a visitar uma antiga amante do primeiro dono, a pessoa que terá costurado o fato.

As histórias de fantasmas não se ficam por aqui, com Topsight a explorar o fantasma de uma rapariga que permanece no mundo virtual ou com fantasmas caninos que atormentam um rapaz em Ghost Dogs. Nesta última existem alguns traços de horror, que serão predominantes em Satan’s Typist, um curto e irónico pesadelo, e Fisher of Men, que se centra numa mulher milenar que, em vingança do noivo, enfeitiça homens para que permaneçam a seu lado eternamente.

Estas não são todas as histórias da colectânea – existem muitas mais que exploram a vida na realidade virtual com vírus mentais e animais humanizados através de manipulação genética, maravilhas horrendas da exploração tecnológica que acabam por não contribuir para a evolução do homem que permanece igual a si mesmo – deprimido, emocionalmente isolado e socialmente desajustado.

(cópia fornecida gratuitamente pela editora)

3 pensamentos sobre “Collected Fiction – Hannu Rajaniemi

  1. Pingback: Aquisições digitais (algumas gratuitas) | Rascunhos

  2. Pingback: As leituras recomendadas pela Locus para 2015 | Rascunhos

  3. Pingback: The new voices of fantasy – Vários autores | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s