Iznogoud – R. Goscinny & Jean Tabary

IMG_5704

Conhecido sobretudo por ser o co-autor de Astérix, R. Goscinny possui outras obras engraçadas na banda desenhada, como estes volumes de Iznogoud. A história centra-se num Vizir da cidade de Bagadá (não, não me enganei a escrever) que sonha em tornar-se califa. Para tal terá de se desfazer do Califa actual, um homem pachorrento e bondoso que, inocentemente, acaba sempre por se afastar das armadilhas tecidas por Iznogoud.

IMG_5732

Entre venenos e génios, Iznogoud utiliza qualquer objecto mágico ou descoberta científica para tecer um novo plano mirabolante que culmina sempre com a sua própria desgraça. Entre estas aventuras encontramos foguetões que irão espetar-se na abóbada aveludada onde existem as estrelas ou posters que se transformam em portais para outras realidades.

IMG_5744

Contendo várias histórias curtas, os dois primeiros álbuns (Iznogoud, o Ignóbil e Iznogoud vê estrelas) oscilam entre tiradas magníficas e outras previsíveis e banais. Apesar de se notar algum do génio que caracteriza Astérix, gostava de ter visto histórias mais longas. Pesquisando um pouco, percebi que terá sido isso mesmo que Tabary fez com a série após a morte de Goscinny – criar aventuras maiores em torno de um mesmo tema.

Menos interessante que Astérix (quer em termos visuais como em piadas) é, mesmo assim uma leitura engraçada e recomendável que tem a vantagem de poder ser lido lentamente em curtos momentos, história a história.

3 pensamentos sobre “Iznogoud – R. Goscinny & Jean Tabary

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Junho (2) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s