david brin

David Brin foi um dos autores mais publicados na colecção de ficção científica da Europa-América, com a longa série Guerra da Elevação, ou com A Estação da Glória, ambos livros que caracterizaram as leituras da minha adolescência. O autor irá estar presente, para uma pequena palestra, na Leituria em Lisboa (Rua Dona Estefânia N.º 123A) no dia 15 de Junho pelas 18h00.

IMG_5750

A Guerra da Elevação é uma das primeiras séries em que tive vontade de ler os vários volumes, retratando um sistema intergaláctico em que as espécies inteligentes emergem através da manipulação genética e da aprendizagem prolongada com outras espécies já elevadas. Os seres humanos teriam sido a primeira excepção conhecida, uma espécie que terá chegado à inteligência sem que outra a patrocinasse.

A autonomia da espécie humana, inteligente, mas jovem e imatura, gera a discórdia entre as restantes que questionam o seu direito a continuarem sem que ninguém os controle. Entre as desavenças intergalácticas que se expressam em armadilhas aos humanos, destacam-se os esforços destes em evoluir outras espécies terrenas, como os macacos ou os golfinhos, dando azo a interessantes episódios sobre evolução das espécies.

IMG_5768

Já em A Estação da Glória, livro único publicado em duas partes, o sistema de castas está dividido segundo as casas de clones femininas. O cruzamento com um homem é mal vindo, mas foi assim que nasceram as gémeas protagonistas da história, que cedo terão de abandonar a casa e encontrar o seu próprio destino.