Uma mentira mil vezes repetida – Manuel Jorge Marmelo

IMG_8206

Desde que foi lançado e vi uma excelente crítica (se não me falha a memória, terá sido na revista Os Meus Livros?) a este livro que ele está na minha lista de desejos. A sinopse promete uma alucinação corrida entre a verdade e a mentira em torno de um romance inventado que será sobejamente referido por um homem em constante viagem nos transportes públicos.

Livre de trabalhos e outros compromissos, o viajante dos transportes dedica-se a expandir o mito por detrás do livro inexistente, do qual carrega uma cópia. Trechos inventados e estudos enunciados, a obra ganha corpo tanto na imaginação do homem, como no colectivo que todos os dias o ouve, curiosos por tal obra escondida que nunca terão ouvido falar.

Já o autor de tal livro será também uma personagem peculiar, fugido do extermínio carregando uma das últimas cópias da sua obra prima que acaba por abandonar em local recôndito sem razão aparente. Homem livre que terá passado na Península e deixado impressão em meia dúzia de contactos, um mistério em si.

Mas que estou para aqui a dizer? Não há nem houve livro, nem há nem houve escritor. Isso não impede de se ter escrito um livro sobre a obra inexistente e o escritor que poderia ter sido qualquer um. Bem, não qualquer um, talvez um conhecido de Borges ou o próprio Borges disfarçado sob pseudónimo

uma mentira

Peculiar em estilo e desenvolvimento, é uma obra intrigante. Por vezes percebemos a delimitação entre o delírio e a realidade, noutra quase somos levados a acreditar, também, na existência de todo este enredo rocambolesco que se vai gerando em torno de alguma coisa.

De passo lento, enrodilhado como a mente do narrador, possui uma premissa que, embora interessante, é quase assustadora na forma como se expõe, tentadora em se fazer credível, carregada de ligações com a realidade, falácias perigosamente alongadas que vão envolvendo, lentamente, o leitor.

Um pensamento sobre “Uma mentira mil vezes repetida – Manuel Jorge Marmelo

  1. Pingback: Últimas aquisições | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s