The end is Nigh – Vários autores (parte 1)

the end is nigh

Depois de ler dois bons e originais contos apocalípticos (The Day The World turned upside down de Thomas Olde Heuvelt e Keep de China Miéville) decide-me a pegar nesta antologia que já estava a ganhar pó há algum tempo. Este The End is Nigh é o primeiro volume de um tríptico apocalíptico – cada um dos três volumes se dedica a uma das três fases do apocalipse, o antes, o durante e o depois.

Sendo o primeiro volume o The End is Nigh centra-se no antes do apocalipse, havendo eventos para todos os gostos, desde doenças a meteoros. Nenhum tão original e excelente quanto as histórias que me levaram a pegar na antologia, mas todos (ou quase todos) muito bons. De destacar o bom nível de qualidade deste conjunto que, sem entregar grandes surpresas, consegue não desiludir em nenhuma história.

cropped-cropped-ApocalypseTriptych1

A primeira história é uma das mais irónicas ao acompanhar um burlão profissional que faz do medo a apocalipses o seu trunfo – The Balm and the Wound de Robin Wasserman. Mas tantas vezes o Pedro grita Lobo que um dia lá há-de ter razão. Habituado a mudar de identidade recorrentemente e a fundar novas seitas ao antecipar o fim do mundo, o burlão continua a arrecadar fortunas com a proximidade do evento devastador.

Em Heaven is a place on planet X de Desirina Boskovich os alienígenas contactam os humanos para explicar que o planeta Terra vai ser eliminado. Em contrapartida as consciências humanas serão transportadas para novos corpos num planeta distante que será o paraíso há muito anunciado.

Este anúncio é acompanhado por instruções bastante rígidas – os seres humanos não devem mudar os seus hábitos nem o seu quotidiano por conta da proximidade do evento. Quem o fizer é eliminado por polícias escolhidos aleatoriamente na população humana. Na prática, estes polícias são os únicos que adaptam um novo dia-a-dia.

Caracterizado por enorme sentimento de inevitabilidade este conto torna-se angustiante pelo contraste perpetuado pelos alienígenas – se por um lado a maioria da população não pode reagir ao anunciado, outra parte é obrigada a policiar os restantes, tendo de manter uma taxa de eliminação constante e justificada. Este conto encontra-se disponível gratuitamente em versão audio no Drabblecast.

drabblecast-315-mary-mattice

Imagem que acompanha a versão Audio no site Drabblecast

Em Break! Break! Break! de Charlie Jane Anders a acção centra-se num rapaz que provem de uma família de duplos, sendo ensinado, desde pequeno, a suportar a dor enquanto realiza as mais mirabolantes proezas. A história é de tal forma centrada nas aventuras do rapaz que quase não nos damos conta do ambiente que o rodeia, uma aura de receio misturado com milícias que vai ganhando força. A história encontra-se disponível gratuitamente no site da Lightspeed Magazine.

O conto de Ken Liu, The Gods Will not be chained, retrata um apocalipse tecnológico em que várias empresas se apropriam das mentes dos seus melhores trabalhadores com o objectivo de perpetuar as suas capacidades a seu favor. Estas mesmas empresas não se apercebem que, ao importarem para os seus computadores estas capacidades, estão também a importar as personalidades que, com as algumas faculdades inibidas, estão cada vez mais furiosas.

Depois de Wedding Day de Jake Kerr, onde se explora a perspectiva humana de tentar realizar os últimos desejos antes do evento, encontramos um conto excepcional, Removal Order de Tananarive Due onde se explora, também, a componente humana. Neste caso, uma jovem ficou para trás na evacuação para poder cuidar da avó, demasiado doente para ser mexida. Todos os dias cuida da velhota e explora o bairro onde cresceu em busca de comida e objectos que a ajudem a sobreviver.

 

4 pensamentos sobre “The end is Nigh – Vários autores (parte 1)

  1. Pingback: The end is nigh – Vários autores (parte 3) | Rascunhos

  2. Pingback: Nightmare Magazine – Novembro de 2015 | Rascunhos

  3. Pingback: The Mad Scientist’s Guide to World Domination | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s